Serviços da Protecção Civil e Bombeiros passam a fazer encontros periódicos para preparar intervenções (c/áudio)

Cidade da Praia, 08 Ago (Inforpress) – O comandante regional dos Serviços da Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Valdir Rodrigues, garantiu hoje que vão passar a fazer encontros periódicos com instituições para preparar intervenções em Santiago Sul.

Em entrevista à Inforpress, Valdir Rodrigues disse que ao invés das reuniões antes da época das chuvas, tal como aconteceu hoje em São Domingos, os encontros com as instituições vão passar a ser periódicas para que possam ver onde é que podem melhorar as actuações no que tange à prevenção e reação a acidentes graves e catástrofes, a protecção e socorro das populações e também para se “mitigar” os seus efeitos.

“Viemos para discutir o que é que cada instituição está a fazer na questão de prevenção, e como é que podemos trabalhar em conjunto para minimizar os efeitos da chuva. Porque chuva é bem-vinda, mas traz alguns problemas”, realçou Valdir Rodrigues.

De acordo com este responsável, na reunião levada a cabo hoje, além dos serviços da protecção civil, participaram a delegada da saúde da Praia, representantes do Ministério da Agricultura, Meteorologia, Guarda Municipal e ainda representantes dos municípios de Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago que fazem parte da região de Santiago Sul.

Entretanto, uma das questões levantadas durante o encontro foi a “falta de sinergias” entre as instituições que intervém nos casos de catástrofes, epidemias, protecção, prevenção e socorro das populações.

Segundo os intervenientes ao encontro, a falta de coordenação tem sido um dos principais entraves para uma actuação imediata e eficiente para prevenir e mitigar os efeitos dos desastres naturais.

Para colmatar esta lacuna, ajuntou Valdir Rodrigues, o SNPCB vai funcionar como ponte entre estas instituições para saber onde cada um está a intervir e ajudar uns aos outros.

“O Ministério da Edução tem o seu âmbito de actuação, a Meteorologia tem a sua, a Câmara Municipal também tem a sua, mas se formos ver estamos todos a trabalhar no mesmo sentido que é servir a população”, defendeu.

Este ano, conforme Rodrigues, os encontros nacionais antes da época das chuvas passaram a ser regionais. Por isso, já foram realizadas reuniões semelhantes em Santiago Norte e nas regiões de Fogo e Brava.

Já nas regiões de São Vicente e Santo Antão e São Nicolau as reuniões estão a ser preparadas pelos directores de operação devendo acontecer brevemente.

CD/FP

Inforpress/Fim