Inicio Sociedade Serviço da Educação de Adultos entrega certificados de qualificação na área de...

Serviço da Educação de Adultos entrega certificados de qualificação na área de carpintaria aos emigrantes africanos

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – Os emigrantes africanos, na sua maioria da África Ocidental residentes em Cabo Verde, manifestaram hoje agradecimentos ao Governo por lhes ter criado condições para estudar e ter uma formação, permitindo-lhes uma melhor integração social no País.

Lenine Insul, cidadão da Guiné Bissau falou à Inforpress em nome dos colegas, tendo realçado na ocasião, “que foi fundamental para sua integração a aquisição de novas competências”.

“Comecei por estudar para combater a minha iliteracia, depois foi-me dado a oportunidade de formar e conhecer outros domínios como o caso da informática e agora carpintaria. Hoje tenho uma profissão, pois, sei o que fazer enquanto profissional e caminhos a seguir enquanto trabalhador por conta própria”, disse.

Durante a minha formação os professores nos ensinavam também como enquadrar-se na sociedade, como receber e tratar o cliente.

Lenine Insule explicou, no entanto, que não foi nada fácil participar na formação depois das 18 horas quando terminava o trabalho, mas reconheceu que hoje “é um outro homem, ao ter nas mãos o diploma que o reconhece como um homem com uma profissão”.

O Serviço de Alfabetização e Educação de Adultos entregou hoje, nas vésperas do Dia Internacional da Alfabetização, efeméride que se assinala a 08 de Setembro, mais de 30 diplomas a estudantes adultos, abarcando as diferentes áreas de formação.

Neste grupo, cerca de dez dos contemplados com um diploma profissional são emigrantes oriundos da África Ocidental residindo actualmente em Cabo Verde.

PC/FP

Infropress/Fim