Seminário em matéria de investigação forense arranca hoje na Cidade da Praia

 

Cidade da Praia, 13 Dez (Inforpress) – Representantes dos laboratórios das Polícias científicas de Cabo Verde, Gana e Côte d’Ivoire participam num seminário sobre investigação forense que arranca hoje, na Cidade da Praia, com cerimónia de abertura presidida pela ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis.

Este seminário, que decorre de 13 a 15 de Dezembro e é organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre a Droga e o Crime (ONUDC), versa sobre “o desenvolvimento dos núcleos-piloto de investigação forense e reforço da rede de cooperação regional para uma luta eficaz contra a droga na África Ocidental”.

Uma nota de imprensa indica que o objectivo do encontro é definir as modalidades de funcionamento dos núcleos-piloto, permitindo que a ONUDC preste assistência técnica efectiva a toda a sub-região “através de acções de treinamento e validação, pelos Estados-membros, do modelo relevante, cuja viabilidade será discutida e sua aceitabilidade aprovada”.

De acordo com o documento, este é “um marco” nos preparativos para a conferência forense regional na África Ocidental, prevista para 2018, com a participação de actores forenses, principais parceiros internacionais, países membros da CEDEAO e Mauritânia.

Esta iniciativa, bem como todo o projecto de apoio ao Plano de Acção Regional da CEDEAO sobre tráfico ilícito de drogas, crime organizado e abuso de drogas na África Ocidental, foi integralmente financiado pela União Europeia.

HF/JMV

Inforpress/Fim