Semana Global do Empreendedorismo capacita mulheres em inclusão para a promoção do autoemprego

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A coordenação da Semana Global do Empreendedorismo promove na Cidade da Praia uma formação sob o lema “Mulheres, jovens, inclusão e ecossistema”, visando a criação e promoção do empreendedorismo junto das chefes de famílias com crianças deficientes.

A coordenadora, Dilma Vieira, avançou à Inforpress que o programa está virado para promoção do autoemprego em famílias muito assistencialistas e que lhes proporciona a criação um negócio rentável, por forma a garantir o sustento sem se depender de terceiros.

“As beneficiadas são pessoas que já têm alguma ideia de negócios, outras não: As que já têm uma ideia estamos a ver como é que podemos partilha-las, e, partir das ideias às acções, para despertar o lado empreendedor e de liderança voltado para o negócio”, explicou.

A acção, em que participam 25 formandos, conta, de entre outros, com a parceria da Acarinhar, pelo que a presidente de associação, Teresa Mascarenhas, considera ter vindo “em boa altura”, já que pretende munir as famílias de ferramentas que lhes possam permitir o autossustento e ficar mais próximas destas crianças com paralisia cerebral.

Dilma Vieira avançou que a formação vai permitir que as mães possam conhecer melhor as formas de desenvolver actividades geradoras de rendimento e a organização promete assegurar todo o acompanhamento dos parceiros envolvidos no projecto.

Co-financiado pela cooperação portuguesa e pelo Governo de Cabo Verde, o programa está orçado no valor global de 1.230 contos, abarcando os programas de Aceleração Empresarial e de Apoio a Mulheres Chefes de famílias com crianças deficientes.

Em Cabo Verde, esta iniciativa é promovida pela Associação de Jovens Empresários (AJEC), pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e pelo Instituto de Apoio e promoção Empresarial (ProEmpresa).

SR/CP

Inforpress/Fim