Secretário-geral da ONU realça importância do trabalho voluntário no mundo

Cidade da Praia, 05 Dez (Inforpress) – O secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou hoje que 1 bilhão de voluntários tem dedicado “tempo, habilidades e paixão” para tornar o mundo um lugar melhor.

António Guterres fez essa consideração no discurso alusivo à celebração do Dia Mundial do Voluntário que se assinala a 5 de Dezembro, sobre o tema “Voluntários constroem comunidades resilientes”.

“Os voluntários são frequentemente os primeiros a actuar em momentos de crise, criam laços sociais e dão voz a grupos marginalizados e vulneráveis. E como o tema da observância deste ano destaca, eles ajudam a construir comunidades resilientes, equipando as pessoas contra desastres, instabilidade política, choques económicos e outras pressões”, declarou.

No Malaui, salientou, os voluntários da ONU trabalharam como intérpretes, conectando refugiados e instituições que prestam assistência, enquanto no Sri Lanka ajudaram a desenvolver projecto para empooderar mulheres e jovens para participar dos esforços de construção da paz.

Em Tuvalu, frisou, os voluntários da ONU têm colaborado com o Ministério da Saúde para fortalecer salvaguardas comunitárias contra a tuberculose e HIV/AIDS.

Por sua vez, o administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lembrou que o trabalho do voluntário ajuda a moldar um futuro melhor para os mais pobres e os mais vulneráveis.

“Hoje, agradecemos e celebramos os mais de 1 bilhão de voluntários que estão trabalhando para promover a paz e o desenvolvimento no mundo. Também pedimos a todos os actores sociais para cooperarem com esses dedicados voluntários que estão contribuindo com sua experiência e talento para garantir um mundo melhor”, disse.

A data, segundo Achim Steiner, tem como objectivo homenagear o trabalho de mais de 1 bilhão de voluntários globalmente que “estão ajudando a mudar o mundo para melhor”.

Para o administrador do PNUD, incentivar o voluntariado local é uma maneira valiosa de trazer à mesa opiniões e
conhecimentos inéditos e ajudar a tecer e a fortalecer o tecido social de todas as sociedades.

O Dia Internacional do Voluntário é comemorado todos os anos a 5 de Dezembro para reconhecer e celebrar as contribuições de voluntários em todo o mundo para a paz e o desenvolvimento.

A data tem com o propósito reconhecer voluntários em todo o mundo pela contribuição que têm dado para tornar as suas comunidades mais resistentes a desastres naturais, estresse económico e choques políticos.

Em Cabo Verde, o voluntariado é praticado pelas associações de cariz social junto da população mais vulnerável, dos idosos e pessoas com deficiência.

PC/JMV
Infropress/Fim