Secretário-geral adjunto do Fórum Macau destaca “óptimas relações” com Cabo Verde

Cidade da Praia, 28 Jun (Infopress) – O secretário-geral adjunto do Fórum Macau, Ding Tian, destacou hoje na cidade da Praia as “óptimas relações” entre Cabo Verde e China.

Ding Tian, que chefia uma delegação do Fórum Macau que está de visita a Cabo Verde para se inteirar da oportunidade de negócios no arquipélago, falava aos jornalistas à saída de um encontro com o Presidente da República, realizado no final da manhã de hoje.

Durante a visita, os dois responsáveis trocaram pontos de vista sobre como reforçar e aproveitar bem o Fórum Macau para o progresso das relações entre Cabo Verde e China.

“Foi uma boa conversa. Eu informei ao Presidente o motivo da nossa visita. Falamos sobre as nossas experiências. Esta é uma visita muito confortável. Conversamos sobre o nosso fórum e como reforçar as relações entre a China e Cabo Verde”, disse Ding Tian quando perguntado sobre o teor da conversa mantida com Jorge Carlos Fonseca.

Ding Tian fez saber ainda que ouviu do Chefe de Estado de Cabo Verde que este aprecia o êxito e papel desempenhado pelo Fórum Macau na Cooperação entre a China e os países de Língua Oficial Portuguesa.

Prosseguindo, aquele responsável classificou de “óptima” a relação que os dois países têm mantido ao longo do tempo do estabelecimento das relações diplomáticas. Relações essas que, segundo Tian, se manifestam “em todas as áreas”.

“Estamos muito satisfeitos com a cooperação entre a China e Cabo Verde ao nível governamental”, continuou a mesma fonte acrescentado que, além disso, pretende-se fazer “esforços conjuntos” para promover mais a cooperação entre os empresários de ambos os países.

O secretário-geral adjunto do Fórum Macau mostrou a sua satisfação pelo facto de todos os Países de Língua Portuguesa estarem a apoiar e a dar suporte à iniciativa da China em traçar uma nova Rota da Seda.

GSF/ZS

Inforpress/Fim