São Vicente/Carnaval: Monte Sossego preparado para revalidar título que ostenta – presidente

Mindelo, 28 Fev (Inforpress) – O grupo carnavalesco do Monte Sossego, alcunhado de Montsu este ano, quer revalidar o título conseguido em 2016 e sagrar-se bi-campeão do Carnaval mindelense, tudo para resgatar o “orgulho” do bairro mais populoso do Mindelo.
Com o enredo “Na rota da emigração”, o grupo quer mostrar o “percurso histórico, social e o regresso em glória” à volta dos emigrantes cabo-verdianos, conforme assegurou à Inforpress, na véspera do desfile, o presidente do grupo, António Duarte, conhecido por Patcha, que esclarece que o tema “não é uma homenagem” aos emigrantes.
O grupo do Monte Sossego, o primeiro a desfilar nesta terça-feira, de acordo com o cronograma da comissão organizadora, quer chegar à fasquia dos 1.700 figurantes, os quais vão distribuir-se por 17 alas e três carros alegóricos, animados por uma batucada “musculada”, composta por 120 percussionistas.
Com música do compositor Constantino Cardoso, “ultimamente fiel ao grupo”, a direcção do Montsu apostou este ano no reforço da bateria, com a introdução de mais músicos que prometem, segundo Patcha, surpreender todos aqueles que tiverem o prazer de ver Monte Sossego a desfilar.
A meta, segundo a mesma fonte, é conseguir trazer o título mais uma vez para Monte Sossego e “resgatar o orgulho” do bairro detentora da maior escola de samba do país e que desde de 1985 já acumulou 17 títulos.
António Duarte regozija-se com os apoios conseguidos este ano, nomeadamente da Câmara Municipal de São Vicente e de todas as empresas parceiras que se envolvem nesta manifestação cultural, e ainda o reforço do Ministério da Cultura, uma “mão na roda” nos problemas financeiros de sempre na preparação do Carnaval.
Para o “show” no sambódromo de Rua de Lisboa, António Duarte aponta que a sua equipa “trabalhou intensivamente” desde do ano passado, com a escolha do enredo e os figurinos de cada ala, e desde Dezembro na construção dos andores, tudo com o objectivo de levar Monto Sossego a ser novamente campeão.
“Esta conquista não será feita a todo o custo, mas sim com muito esforço e dedicação que resulta num trabalho de qualidade” aponta Patcha, que espera mais que revalidar o título “contribuir para enriquecer a cultura” do Carnaval da ilha do Monto Cara.
Encarregado de abrir o desfile, o grupo do Monte Sossego deve descer para a baixa do Mindelo às 14:30 desta terça-feira, 28.
EC/AA
Inforpress/Fim