São Vicente/Carnaval: Liga apresentada oficialmente para trabalhar “a favor e em prol” do Carnaval do Mindelo 

 

Mindelo, 28 Set (Inforpress) – A Liga dos Grupos de Carnaval de São Vicente foi hoje apresentada oficialmente, no Mindelo, após o seu registo como firma, e terá como missão trabalhar “a favor e em prol” do Carnaval e igualdade dos grupos.

Trata-se, segundo porta-voz da Liga, António Duarte, de um “momento histórico” e que vem culminar o “desejo de união” para a “excelência” do Carnaval de São Vicente patenteada pelos cincos grupos fundadores – Vindos do Oriente, Samba Tropical, Flores do Mindelo, Monte Sossego e Cruzeiros do Norte.

Em conferência de imprensa, a que assistiu o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, o porta-voz informou que a Liga encontra-se neste momento a finalizar os seus estatutos para oficialização, decisão e marcação da assembleia constitutiva, sendo certo que os cinco grupos e algumas “personalidades marcantes” do Carnaval mindelense serão elevados à condição de membros fundadores.

Outro documento que a Liga está a ultimar, como sua primeira iniciativa, referiu a mesma fonte, é a proposta de regulamento do Carnaval 2018, que será apresentada à câmara municipal de São Vicente “nos próximos dias” para apreciação e aprovação, sendo do interesse dos grupos, assinalou, que o documento seja adoptado como regulamento de avaliação do desfile para 2018.

Sem levantar muito véu sobre o conteúdo do regulamento, António Duarte, à uma questão da Inforpress, anunciou como “novidade” a composição do júri do Carnaval que vem por fim ao anonimato dos jurados.

“É um documento claro e muito objectivo que aborda a apreciação dos quesitos do Carnaval, põe fim ao anonimato dos membros do júri, cujo número deve ser aumentado”, acrescentou a mesma fonte, que quer um júri “focado essencialmente” em questões específicas dos quesitos do Carnaval.

A Liga, concluiu, passará a ter um papel “muito importante” na composição e formação dos jurados, pelo que os estatutos da nova associação “deverão ser muitos claros” neste domínio.

E mais não avançou, remetendo para uma próxima comunicação à imprensa após a constituição oficial da Liga.

AA/FP

Inforpress/Fim