São Vicente: Segunda edição do “emigrantes em férias” reúne cerca de 70 participantes

Mindelo, 14 Ago (Inforpress) – A segunda edição do “Encontro Emigrantes em Férias”, marcado para esta sexta-feira no Mindelo, reúne cerca de 70 participantes de São Vicente e Santo Antão numa iniciativa que, segundo a organização, visa orientar e apoiar o emigrante investidor.

Este evento, que em anos anteriores contava somente com a organização da Câmara Municipal de São Vicente, acontece agora, pela segunda vez, resultante da parceria entre a edilidade, a Câmara de Comércio de Barlavento (CCB) e o Banco Africano de Investimentos (BAI).

A iniciativa, conforme avançou o secretário-geral da CCB, Adriano Cruz, à Inforpress, pretende, essencialmente, fazer “um trabalho de formiga” para orientar e apoiar os emigrantes para “maior participação” no desenvolvimento de Cabo Verde.

“A ideia é estar próximos dos emigrantes, saber dos seus problemas e dar orientações em áreas que tenham interesse para negócios”, explicou Adriano Cruz.

Dessa forma, segundo este responsável, espera-se estar com as condições criadas para “facilitar o ambiente de negócio” quando for implementado o novo estatuto do emigrante investidor, documento anunciado há algum tempo pelo Governo.

Embora as inscrições terminem hoje, Adriano Cruz garantiu já estarem confirmados cerca de 70 participantes, sendo a maioria de São Vicente, mas com algumas participações de Santo Antão.

A primeira edição do encontro, segundo a organização, reuniu dezenas de emigrantes em férias e constituiu “um ambiente propício de confraternização, análises e debates sobre desafios e oportunidades em torno da emigração”. A tónica foi colocada na sua “contribuição para o desenvolvimento económico e social do país”.

O segundo encontro acontece nesta sexta-feira, num dos hotéis da cidade do Mindelo, com momentos de debates e apresentações, seguidos do habitual almoço e animação cultural.

LN/CP

Inforpress/Fim