São Vicente: Produtor alemão leva banda liderada por Bau para tournée europeia

 

Mindelo, 12 Set (Inforpress) – Um quarteto de músicos liderado pelo guitarrista Bau segue esta quarta-feira, 13, em digressão de 27 dias à Europa, numa iniciativa do baterista e produtor alemão Markus Leudel, que reside em Cabo Verde.

Para além de Bau, na guitarra, e de Markus Leukel, na bateria, a banda é integrada ainda por Zé Paris, no baixo, e Kapa (voz), e a digressão passa por Alemanha, Luxemburgo e Áustria.

Conforme explicou o produtor alemão à Inforpress, trata-se da oitava vez que que leva a música de Cabo Verde à Europa, “sobretudo” à Alemanha, e, após uma paragem de três anos, surgiu a oportunidade desta digressão que se inicia na quarta-feira, 13.

Segundo disse, os contactos sugiram, numa primeira fase, através do vocalista Kapa,  que deu conta de um casal alemão que tencionava levar a dupla Bau e Kapa para Alemanha.

No fim de contas, explicou, dos 17 concertos que têm previsto, apenas três serão organizados pelo casal da Alemanha e o resto pelo produtor Markus Leukel.

Relativamente ao reportório, a banda leva uma mistura em que enquadra seis a oito músicas instrumentais só com o trio bateria, guitarra e baixo, e dez músicas com a voz de Kapa, e serão “apenas e só” ritmos da música de Cabo Verde.

“Vamos ter espectáculos em salas grandes e outros intimistas, por exemplo, em Berlim, vamos actuar numa Igreja muito conhecida e num teatro para centenas de pessoas”, exemplificou Markus Leukel, que garantiu a gravação, pela televisão alemã, do último concerto da banda.

O guitarrista Bau, por seu lado, mostrou-se “feliz” por ter mais uma oportunidade de apresentar a cultura musical do arquipélago na Europa e com um reportório que identifique o país.

“A ideia é trazer um CD, até porque o Kapa ainda não tem nenhum registo e era bom que ele se estreasse, a ideia existe e estamos a pensar num projecto do género”, lançou Bau à Inforpress.

AA/FP

Inforpress/Fim