São Vicente: Lei que cria Zona Económica Especial Marítima vai ser aprovada este ano – primeiro-ministro

Mindelo, 15 Abr (Inforpress) – A lei que cria a Zona Económica Especial Marítima em São Vicente vai ser aprovada neste ano, uma garantia dada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidia domingo às comemorações dos 140 anos da cidade do Mindelo.

Este diploma, segundo o chefe do Governo, vai dotar a ilha de um quadro de incentivos competitivos para atracção de investimentos privados e parcerias público-privados nas actividades relacionadas com a economia marítima, como o terminal de contentores, reparação naval e o centro logístico para exportação do pescado e a criação de uma “nova centralidade” na zona litoral de Saragarça, que acolherá a infra-estrutura.

Ulisses Correia e Silva apontou outros dos projectos, que estão a ser trabalhados, como o Campus do Mar, que, ajuntou, também serão operacionalizados este ano e a Escola do Mar, que esperam fechar o processo de financiamento nos próximos meses.

“Os padrões com os quais estamos a trabalhar são de referência internacional formando quadros e técnicos em diversas áreas ligadas ao mar e integrando São Vicente em redes mundiais de investigação de desenvolvimento a nível marítimo”, afiançou o primeiro-ministro, que presidia no Salão Nobre do concelho, às comemorações dos 140 anos da cidade do Mindelo, assinalado hoje.

Esta data que, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, considerou ser um dia para relembrar o “esforço e a dedicação e o empenhamento de todos aqueles que contribuíram para a metamorfose desta terra”.

“Uma cidade bonita, equilibrada, atractiva, dotada de serviços fundamentais e cómodos para os seus cidadãos, amigos e para os turistas que nos visitam”, lançou o autarca, que através do texto “Pirinhas das ilhas”, de Brito Semedo, fez uma viagem pelos sabores, lugares e pessoas da cidade do Monte Cara.

As actividades para a comemoração contemplaram ainda alvorada e procissão e ainda momentos culturais junto ao edifício da câmara municipal com a Banda Municipal, Grupo Coral da Escola Jorge Barbosa e apresentação de Carnaval.

Neste domingo, em que Mindelo celebra 140 anos, logo mais à noite está ainda agendado um concerto com o artista brasileiro Zeca Pagodinho e banda, na praia da Laginha, no mesmo palco que neste fim-de-semana passaram várias vozes locais e nacionais.

A praia da Laginha recebeu, igualmente, por estes dias, o festival da juventude da câmara, em parceria com a secretaria de Estado da Juventude, também enquadrada nas festividades dos 140 anos da cidade do Mindelo, que incluiu actividades desportivas como futebol, voleibol, basquetebol e andebol de praia e demonstração de zumba.

O programa das comemorações contemplou ainda workshop e formações sobre mesa e bar, fotografia e edição, design gráfico e pré-impressão, para além de uma componente de sensibilização ambiental, com a realização de palestras e ainda exposição e doação de plantas ornamentais.

Mindelo foi elevado à categoria de cidade no ano de 1879.

LN/CP

Inforpress/Fim