Inicio Desporto São Vicente/Futebol: Época principia a 01 de Outubro com “reforço” de 18...

São Vicente/Futebol: Época principia a 01 de Outubro com “reforço” de 18 novos árbitros

Mindelo, 11 Set (Inforpress) – A época futebolística 2018-2019, em São Vicente, principia a 01 de Outubro, contudo a primeira competição oficial, o Torneio de Abertura, tem arranque previsto para o dia 27 de Outubro, sendo novidade uma nova fornalha de árbitros.

São ao todo 18 recém-formados, sendo 12 homens e seis mulheres, que frequentaram uma acção de 35 dias, ministrada pelo ex-árbitro internacional Manuel Duarte.

Segundo presidente da Associação de Futebol de São Vicente (ARFSV), César Lima, esse grupo de árbitros vai cumprir uma fase de estágio em jogos dos escalões de formação, etapa “essencial” para o seu crescimento até alcançar o escalão sénior.

Sobre a programação da época 2018-2019, César Lima disse à Inforpress que da parte da instituição que dirige está “tudo preparado”, mesmo que exista “uma certa indefinição” sobre o arranque de obras previstas no Estádio Adérito Sena.

Trata-se de melhorias a introduzir no recinto, no âmbito de uma parceria tripartida FIFA-FCF-Câmara Municipal de São Vicente, mas César Lima explicou que até então não tem informações das entidades sobre o início das obras.

“Vamos aguardando, mas as competições vão arrancar e no momento certo veremos as alternativas”, pontificou o responsável.

Sobre o quadro competitivo da nova época, o Torneio de Abertura da 1ª divisão disputa-se em sete jornadas, de 27 de Outubro a 09 de Dezembro, dia em que principia o Torneio de Abertura da 2ª divisão.

No calendário da ARFSV, segue-se no dia 15 de Dezembro a Supertaça, prova a disputar-se pelas formações do Mindelense (campeão regional em título) e Batuque (vencedor da Taça São Vicente 2017/2018).

O campeonato regional, a prova principal da ARFSV, por seu lado, tem a primeira jornada agendada para o fim-de-semana 22 e 23 de Dezembro, sendo que a primeira eliminatória da Taça São Vicente ocorre nos dias 19, 20 e 21 de Janeiro de 2019, envolvendo as formações da 1ª e 2ª divisão, e a final no dia 05 de Maio de 2019.

Finalmente, a 09 de Fevereiro de 2019 a ARFSV prevê arrancar com as provas nos escalões de formação (sub-15, sub-17 e sub-19), bem ainda o campeonato de futebol feminino, ao passo que o campeonato da 2ª divisão terá início no dia 02 de Fevereiro de 2019.

Relativamente aos sorteios de todas as competições, César Lima aponta para “o mais tardar” em finais da próxima semana.

AA/CP

Inforpress/Fim