São Vicente: CERMI apresenta estratégia de implementação do projecto de criação de um mercado de energia solar térmico

Mindelo, 13 Jun (Inforpress) – O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) promove esta sexta-feira, no Mindelo, um seminário para apresentação da estratégia de implementação do projecto de criação de um mercado de energia solar térmico  em Cabo Verde.

Trata-se de uma parceria que envolve ainda a Direcção Nacional de Energia, Indústria e Comércio e a Cooperação Espanhola, cujo projecto visa ainda o “desenvolvimento de capacidade endógena” para garantir “segurança e confiança” ao mercado.

Os alvos, segundo o CERMI, são as entidades e empresas do sector turístico e outros que possam necessitar de sistemas de AQS, profissionais do sector energético e da construção, técnicos da administração pública e local, investigadores e estudantes.

Os objectivos a atingir com o fórum de São Vicente, que vai decorrer num dos hotéis do Mindelo, de acordo com a mesma fonte, passam por dar a conhecer a situação actual, as potencialidades e propostas de estratégia para desenvolvimento do mercado da energia solar térmica em Cabo Verde, para além de informar sobre as propostas de quadro legal e regulamentar que se pretende para as energias renováveis.

Engajar as empresas e principalmente o sector hoteleiro no processo de desenvolvimento do mercado da energia solar térmica, apresentar algumas questões para discussão e reflexão conjunta, entre elas a legislação, o ambiente de negócios e o capital humano, entre outras, são objectivos do seminário.

A jornada principia às 09:00 e tem encerramento previsto para às 13:00, período durante o qual serão apresentados três grandes temas: “Estratégia do Governo para o desenvolvimento do mercado das Energias Renováveis, “O “estado de arte da tecnologia solar térmica em Cabo Verde” e “O mercado de energia solar térmico em Cabo Verde: situação actual, potencialidades e estratégias para desenvolvimento do mercado”.

AA/CP

Inforpress/Fim