São Vicente: Centro Cultural do Mindelo recebe grupo de dançarinos santantonenses para divulgação da contra-dança

Mindelo, 07 Set (Inforpress) – O grupo de dança da Associação Nova Geração Sul de Porto Novo, Santo Antão, apresenta neste sábado no Centro Cultural do Mindelo, um baile/oficina para preservar e divulgar o estilo contra-dança, informou hoje a instituição.

A presidente da associação, Maria da Luz Barbosa disse à Inforpress que o evento que recebe o nome de “rasta um dama”, pretende divulgar este estilo que “tem ficado um pouco para trás”.

“Mas, o nosso objectivo é preservar e levá-lo para frente e ensinar as novas gerações”, considerou a responsável, que relembrou o facto desta dança ter aparecido na zona Sul do Porto Novo pela mão de Pedro José Lima, que o levou de Fontaínhas, Santo Antão, ainda no século XIX e depois no século XX retomado pelo neto Hilário Barbosa.

“Através destes promotores, a contra-dança no Sul passou de geração em geração e nós queremos que continue assim”, assegurou a presidente desta associação que, desde 2012, ano da oficialização, está nesta “luta”. Isto além de outras actividades de cariz social a que se propõem.

Desta feita, trazem a contra-dança à ilha de São Vicente que vai ser apresentada aos mindelenses num baile/oficina, realizado neste sábado no pátio do Centro Cultural do Mindelo, pela comitiva de 25 pessoas, entre músicos e bailarinos.

Um evento que principia pelas 21 horas, em que os participantes, conforme Maria da Luz Barbosa, “podem ver, aprender e praticar a arte da contra-dança”, com ingresso pago.

Entretanto, no repertório do grupo, segundo a mesma fonte, entram ainda a morna, valsa e mazurca.

LN/FP

Inforpress/Fim