Inicio Cultura São Vicente: ALAIM celebra primeiro aniversário com 12 horas de actividades “non...

São Vicente: ALAIM celebra primeiro aniversário com 12 horas de actividades “non stop”

Mindelo, 21 Jan (Inforpress) – A Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) já tem em marcha, desde as 15:00, um programa de actividades culturais ininterruptas, para celebrar o primeiro aniversário, o qual irá prolongar-se até 03:00 da próxima madrugada.

Denominado “over12” (overdose) de cultura, um dos destaques da programação é o anúncio público da constituição da Atlantic Drama Network (ADN), uma rede de escolas de educação artística mais vocacionada para as artes, que inclui escolas internacionais de Portugal, Brasil, Inglaterra e Cabo Verde.

Trata-se, segundo o director artístico do ALAIM, João Branco, de uma rede de contactos entre essas escolas e que vai permitir o intercâmbio de professores, de alunos, de conhecimento e de possibilidades de financiamento, em que “todos lucrarão”.

Teatro, dança e música vão preencher a noite e madrugada na ALAIM, com recital de guitarra clássica com o guitarrista português Silvestre Fonseca, com a peça “Esquizofrenia”, pelo grupo Craq’otchad e dança com Noelisa Santos e o grupo Street Breakers, entre outros.

A noite/madrugada fica concluída com uma homenagem à Cesária Évora, denominada “Party pé na txon”, com o DJ português Barão.

Prevê-se ainda para domingo dupla sessão da peça “As estrangeiras”, com a presença do autor da peça, José Luís Peixoto, que pela primeira vez irá assistir à encenação.

A Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) objectiva, entre outro aspectos, utilizar a arte e a educação como elementos de transformação social, capacitar os agentes artísticos, funcionar como centro de produção e experimentação e ser um espaço interactivo para todo o tipo de actividades artísticas.

AA/ZS

Inforpress/Fim