São Nicolau: Plataforma de endereçamento de residências “Nha Porta” arranca em Ribeira Brava

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) – O sistema de endereçamento de residência na plataforma web, “Nha Porta”, está em funcionamento no concelho de Ribeira Brava, São Nicolau, projecto que permite a geolocalização de lugares devidamente endereçados no mapa digital.

Em declarações à Inforpress, o programador da plataforma, Eder Veney Tolentino Cosme, explicou que o sistema possibilita atribuir um código ao município que está inserido e, consequentemente, recebe um número de identificação das residências em Cabo Verde.

“Na primeira fase de implementação deste projecto consta a realização do processo de identificação e caracterização das residências numa escala nacional. Este projecto pretende dar uma resposta aos desafios que, a nível de localização referenciada e atribuição de endereços às residências, têm vindo a surgir no país”, informou.

O responsável almeja levar o sistema às outras ilhas, mas, por ser um serviço sem fins lucrativos, são necessários recursos para materializar a sua expansão em todas as ilhas.

“Estamos à espera de patrocinadores para que possamos estar em condições de ter a plataforma em todo Cabo Verde. Neste momento estamos a trabalhar no processo de divulgação com produção de vídeos, entre outros.

Estando na plataforma, conforme o programador do projecto, o utilizador insere o concelho e o código da residência e, automaticamente, é-lhe disponibilizado o endereço físico de que está à procura.

Este procedimento, que já se iniciou na Ribeira Brava, conta neste momento com cerca de 150 residências identificadas, mais precisamente nas localidades de Chãzinha e Lombona.

Os utilizadores podem aceder à plataforma “Nha Porta” através do site do projecto “nhaporta.com”.

HR/ZS

Inforpress/Fim