Inicio Ambiente São Nicolau: Museu da Pesca vai receber obras de reabilitação museológica e...

São Nicolau: Museu da Pesca vai receber obras de reabilitação museológica e museográfica em Outubro deste ano

Assomada, 11 Set (Inforpress)- O Museu da Pesca em Tarrafal de São Nicolau vai receber, em Outubro, obras de reabilitação e redefinição museológica e museográfica no âmbito do  projecto “Museus de Cabo Verde” do Ministério da Cultura, através do IPC.

A informação foi avançada hoje pelo presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Jair Fernandes, à margem da visita que o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, efectuou ao Museu da Resistência no ex-Campo de Concentração do Tarrafal, o primeiro a receber este tipo de intervenção, cujas obras já estão na fase final.

Segundo o responsável, esta intervenção que vai ser feita numa parceria com o sector privado e com a Embaixada dos Estados Unidos, no âmbito da parceria com Museu da Baleia de New Bedford, está orçado em 5 mil contos.

Na ocasião, Jair Fernandes informou que, mesmo que os outros museus não consigam uma intervenção financeira para este ano, isso não vai excluir que sejam realizados trabalhos paralelos, tomando como exemplo o caso do Museu da Tabanca em Chã de Tanque, no concelho de Santa Catarina (ilha de Santiago), que já tem um levantamento arquitectónico feito que vai ser integrado no Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA).

O projecto Museus de Cabo Verde que foi traçado pelo MCIC, através do IPC, prevê ainda, nesta primeira fase, a reabilitação e redefinição museológica e museográfica do Museu do Sal, Museu do Mar (Ilha de São Vicente) e o Museu da Tabanca (Ilha de Santiago).

FM/FP

Inforpress/Fim