São Nicolau: Câmara Municipal do Tarrafal organiza marcha desportiva para assinalar Dia Mundial da Actividade Física

Cidade da Praia, 06 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau (CMTSN), em parceria com a academia ACFitness realiza esta quinta-feira, uma marcha desportiva para assinalar o dia mundial da actividade física.

A acção, que vai ser assinalada sob o lema “Um movimento por uma vida mais saudável”, segundo o vereador pela área do Deporto da CMTSN, Adir da Cruz, a escolha do mesmo teve a “indicação” do ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire.

“Recebemos uma indicação do ministro do Desporto para podermos nos orientar, uma vez que este é o lema que vai ser usado por todos os vereadores do Desporto das câmaras municipais do País”, informou, salientado que “Um movimento por uma vida mais saudável” foi “apropriado” pelo Governo cabo-verdiano.

Avançou ainda que esta é a primeira vez que a autarquia do Tarrafal de São Nicolau está a organizar uma actividade deste caracter, porém apela a um engajamento forte por parte da população local para a caminhada que está agendada para esta quinta-feira.

De salientar que a concentração, segundo Adir da Cruz, começa às 18:00 no Polivalente São Francisco, onde os participantes vão iniciar o percurso, passando por Cimentinho, Rua do Emigrante, Marel Pintod e terminam no Polivalente com uma aula de aeróbica, que vai ser presidida pelo professor de educação física da academia ACFitness.

Por outro lado, este representante apontou outras actividades que a CMTSN tem programado para os próximos tempos, nomeadamente a implementação da modalidade de andebol, já que, segundo ele, a população tem carecido desta prática desportiva.

“Estamos a fazer um esforço para trazer a Federação cabo-verdiana de Andebol para esta localidade em parceria com a Câmara Municipal de Ribeira Brava”, apontou, ressaltando que a maior dificuldade reside no “não financiamento pela parte do Governo”.

Neste sentido, o vereador apela a mais “colaboração” do Estado de Cabo Verde para criar escolas, associações no município capaz de promover mais desporto na localidade de Tarrafal de São Nicolau.

O Dia Mundial da Actividade Física é comemorado a 6 de Abril e, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inactividade física é o quarto principal factor de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso.

Entretanto, este dia, segundo a OMS, visa promover a prática de actividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

AF/ZS

Inforpress/Fim

 

mobilya imalat