São Miguel: Paróquia acolhe de 21 a 27 a 1ª edição do Acantonamento Vocacional

Calheta, 12 Jul (Inforpress) – A paróquia de São Miguel Arcanjo, na Calheta, acolherá, durante uma semana, o acantonamento do pré-seminário sob lema “Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo”, para ajudar os jovens a entenderam a sua vocação.

Padre Samuel da Costa, responsável pelo pré-seminário, diz que vão receber jovens a partir do 9º ano de escolaridade e o objectivo da semana é fomentar nos jovens o discernimento vocacional, despertar o desejo de conhecer a vontade de Deus para as suas vidas e ajudá-los a responder sim ao projecto de Deus, ou seja, ajudá-los a descobrirem à sua vocação.

Durante uma semana, segundo o sacerdote, serão realizadas diversas actividades, entre elas momentos de reflexão e de oração, encontro com a comunidade e caminhada.

“Realizaremos um encontro com jovens da paróquia, no dia 22, com a presença de padres e seminaristas recém-ordenados, que vão dar os seus testemunhos, onde a vocação será o ponto focal”, ajuntou o padre, uma forma, sintetizou, de “ajudá-los a compreender o sentido desta palavra” e a forma como cada um deve esforçar-se para descobrir a sua vocação como o “caminho da felicidade”.

“Nós acreditamos que através da oração, da reflexão, de um diálogo com Deus, afastado das distracções do dia-a-dia, os jovens vão aprendendo a dizer sim às designações superiores”, reforçou.

Para apoiar a organização, o responsável do pré-seminário adiantou que é de praxe, nestes eventos, ter a presença do cardeal Dom Arlindo Furtado, que sempre leva temas de reflexões bíblicas e nesta edição a reflexão será mesmo sobre o lema.

O acantonamento é realizado todos os anos no Verão e na época natalícia e, segundo o responsável, cada edição é feita numa paróquia, para envolver toda a comunidade e dar aos jovens visões diferentes das que têm do ambiente onde se encontram inseridos diariamente.

MC/AA

Inforpress/Fim