São Miguel: Comemoração do 21º aniversário do município será marcada por um leque de actividades

Calheta, 06 Set (Inforpress) – A celebração do 21º aniversário do município de São Miguel, que se comemora no dia 29 deste mês, vai ser assinalada com um leque de actividades desportivas, culturais, políticos e religiosos.

A informação foi dada hoje à Inforpress pelo vereador da Juventude, cultura e desporto da Câmara Municipal de São Miguel, Natalino Sanches Tavares.

Para assinalar a efeméride a câmara municipal programou um conjunto de actividades desportivas, culturais que vão iniciar com o rádio praça, nas diferentes localidades do concelho, torneio de futebol masculino e feminino, de 08 até 23 de Setembro, basquetebol e andebol intermunicipal, atletismo, ciclismo, natação e regata.

Na quinta-feira, 13, acontecerá a conferência sobre posturas municipais e apresentação do I Plano Nacional Contra o Tráfico de Pessoas e no sábado, 15, o Fórum Integrado da Ribeira de São Miguel.

De 18 a 21 vai ser realizado o projecto “Dar Cor e Vida às comunidades”, com enfoque na Pintura artística das Fachadas das casas, juntamente com moradores locais, artistas e voluntários.

No sábado, 22, vai ser realizada a Oficina da Escrita Criativa, Casa de Artes, Exposição de Criatividade Pintura dos alunos e jovens do Concelho.

Também no âmbito das actividades para assinalar o dia do município, estão agendados para segunda,24, a entrega de embarcações aos pescadores, arcas às peixeiras e entrega de habitação social.

Ainda na parte cultural, São Miguel vai receber a primeira feira de Agro-pecuária que vai ser realizada no porto de Calheta, no dia 25, uma forma, na opinião do vereador da Cultura, de dar oportunidades aos feirantes para divulgar os seus produtos.

Realçou a mesma fonte que no âmbito das actividades, autarquia vai proceder à inauguração das obras de requalificação urbana e ambiental de Achada Espinho Branco, do Centro de Educação Ambiental, da Casa de Artes e Biblioteca Municipal em Achada Portinho.

Também acontecerá a inauguração das USB de Principal e Flamengo, Inauguração das Obras de 1ª Fase de Requalificação Urbana e Ambiental de Achada Pizarra, Inauguração das Obras de Requalificação Urbana e Ambiental do centro histórico de Porto de Calheta e a requalificação da via de acesso ao Estádio Municipal.

Ainda, para assinalar as festividades, na quinta-feira, consta a sessão solene da Assembleia Municipal, com abertura da Exposição de Pintura “Finkadu na Tchon”, da Artista plástica Leomar, lançamento do livro de Vadinho Rodrigues e “Noite de Mornas” com Solange Cesarovna.

Nos dias 28 e 29, está programado o festival de “Batuque e Funaná” realizado no porto de Calheta.

Segundo o vereador, este festival vai “valorizar o que é nosso” porque vai dar oportunidade aos grupos de “batucadeiras” do município, promovendo assim os seus trabalhos e, consequentemente serem conhecidos.

O ponto alto das festas será a celebração da Eucaristia no dia 29, que acontecerá na Igreja de São Miguel.

CL/ZS

Inforpress/Fim