São Lourenço dos Órgãos: Sindicatos suspendem pré-aviso de greve dos trabalhadores da Câmara Municipal 

João Teves, 29 Jun (Inforpress) – O Sindicatos dos Trabalhadores de Administração Pública e SIACSA suspenderam o pré-aviso de greve dos trabalhadores da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos (Ilha de Santiago) agendada para hoje e sexta-feira.

A suspensão do pré-aviso da greve é fruto de uma mediação da Direcção-Geral do Trabalho, realizado na tarde de quarta-feira, na Cidade da Praia, com os sindicalistas, a edilidade e os trabalhadores.

Na origem da greve estava a reposição dos valores subtraídos no salário mensal, a reposição das progressões, a aplicabilidade do salário mínimo nacional e o pagamento das prestações ao Instituto Nacional Previdência Social (INPS).

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura, Serviços, Florestas, Serviços Marítimos e Portuários (SIACSA), Gilberto Lima, nesse encontro “não chegaram a um acordo desejado”.

“Há uma ilegalidade no processo de redução de salário dos trabalhadores, entretanto, tínhamos que jogar pelo seguro. Não tínhamos outra saída, porque acordamos através de circunstâncias, que nos indicaram que isto era o melhor caminho para evitar a greve de dois dias”, disse em declarações à Inforpress.

Entretanto, assegurou que vão aguardar o pronunciamento do Supremo Tribunal de Justiça em relação ao processo de contestação do acórdão, sobre a redução do salário dos trabalhadores que beneficiaram de uma progressão e reclassificação em 2016, uma vez que a edilidade comprometeu-se que se o Tribunal vier a dar razão aos trabalhadores vão acatar a decisão.

No que toca ao pagamento das prestações ao INPS, informou que a edilidade garantiu que o problema já estava resolvido e que na próxima semana os direitos sociais dos trabalhadores serão repostos.

AM/CP

Inforpress/Fim