São Lourenço dos Órgãos: Mau ano agrícola obriga a cancelamento da Festa do Milho na barragem do Poilão

 

João Teves, 01 Nov (Inforpress) – A Festa do Milho, que vem sendo organizada anualmente, desde 2009, na barragem do Poilão, em São Lourenço dos Órgãos, este ano não aconteceu por falta de milho, resultante do mau ano agrícola.

À semelhança do que aconteceu em 2014, em que se registou mau ano agrícola no país, este ano, o evento que tem levado no dia 01 de Novembro (Dia de Todos os Santos) centenas de visitantes de diversos pontos da ilha da ilha de Santiago à barragem de Poilão, foi cancelado.

Numa ronda feita no terreno, a Inforpress constactou que havia apenas um grupo de menos seis pessoas na barragem do Poilão, pouco trânsito e pouca movimentação de pessoas em todo o concelho.

Os negociantes da Ribeira Seca e variantes dos Órgãos, contactados pela Agência Cabo-verdiana de Notícias, disseram que este ano a venda vai ser “fraca”, mas que mesmo assim apostaram em diversas ofertas de produtos derivados do milho, nomeadamente cachupa e milho verde assado da cultura de regadio, e ainda carne de porco assado e torresmos.

Os visitantes que se deslocaram à barragem e encontrando pouca movimentação,  concentraram-se nos estabelecimento das zonas circundantes à barragem para conviverem.

No concernente ao transito, tudo estava normal, ambiente diferente ao vivido nos anos anteriores, onde havia muito trânsito e dificuldades de circulação.

Diferentes dos negociantes, os condutores afirmam que têm tido um “frete razoável”, sem muita queixa, argumentando que, mesmo sem a realização da festa do milho, muitas pessoas estão a visitar os seus familiares.

Já em Santa Catarina, o feriado não se fez sentir, apenas os serviços desconcentrados do Estado que não abriram as portas.

Os estabelecimentos comerciais funcionaram como se tratasse de um dia normal e a tradicional feira de quarta-feira aconteceu normalmente, registando movimentação de pessoas que aproveitaram o feriado para fazer as suas compras.

FM/JMV

Inforpress/Fim