Inicio Politica São Lourenço dos Órgãos: Governo anuncia investimentos de 215 mil contos para...

São Lourenço dos Órgãos: Governo anuncia investimentos de 215 mil contos para os próximos dois anos

João Teves,  11 Set (Inforpress) – O ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, anunciou hoje que o Governo, em parceria com a Câmara Municipal de São Lourenço, vai investir nos próximos dois anos o montante de 215 mil contos no município.

O Governo fez este anúncio no âmbito de uma visita que o ministro de Estado realizou hoje a esse concelho para se inteirar da situação do cumprimento das obrigações e competências transferidas para o poder local, em matéria de acordos e programas celebrados entre o Governo e as câmaras municipais.

Conforme explicou o também ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, as obras visitadas justificam que “realmente o Governo tem relacionado muito bem” com os municípios, principalmente com o de São Lourenço dos órgãos e “bons resultados” no desencravamento de algumas localidade e pessoas “extremamente satisfeitas”.

Neste sentido, avançou que “o mais importante” nesta parceria é mostrar que esse “caminho é o mais correcto, caminho de futuro”, portanto, é um investimento “muito importante” que vai “reabilitar e requalificar” o município e preparar-lhe para o desenvolvimento.

O município, acrescentou, com uma das zonas mais alta da ilha de Santiago, usufrui de um “enorme potencial turístico” e é neste quadro, precisou, que o Governo está a trabalhar “sempre em parceria” com um único objectivo de fazer com que os municípios contribuem mais para o desenvolvimento local.

Acrescentou que essa parceria financeira vai contribuir para que município tenha localidades com arruamento, ruas calcetados para as pessoas circularem, frequentarem e trazerem dinâmicas.

O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos,  Carlos Vasconcelos, por seu lado, enfatizou que a parceria com o Governo, a nível da realização de obras, está a decorrer “num bom caminho”.

Lembrou ainda que já existem investimentos concluídos, caso da estrada de Pico de Antónia que foi reabilitada no âmbito do projecto PRRA,  mas também que há outras obras em carteira como a requalificação de zona de Laje, que brevemente vai ser inaugurada, e a drenagem na zona de Pedra de Molar e outros investimentos.

Acrescentou que o investimento anunciado pelo ministro vai trazer “melhorias na qualidade de vida” das famílias e “desenvolvimento económico” ao município, tornando assim São Lourenço dos Órgãos num município “inclusivo”, com a requalificação de João Teves e serviços de acessibilidade as localidades.

Durante a visita no concelho de São Lourenço dos Órgãos, o ministro Fernando Elísio Freire visitou as obras financiadas no âmbito do programa PRRA, nomeadamente as estradas de Buguende e de Pico de Antónia, e ainda a barragem do Poilão,  Indústria Tuni Inovação e Centro de Transformação em São Jorge.

CL/AA

Inforpress/Fim