São Lourenço dos Órgãos: Câmara capacita jovens treinadores e árbitros em prática e promoção do andebol

João Teves, 05 Set (Inforpress)  – O Gabinete da Juventude, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos iniciou hoje a primeira formação de capacitação dos jovens, treinadores e árbitros para a prática e promoção de andebol.

Esta formação conta com a participação de 15 jovens, dos municípios de São Lourenço dos Órgãos e de São Salvador do Mundo, e será ministrada em outras modalidades como basquetebol, voleibol, futebol e boxe.

O objectivo, segundo o director do Gabinete da Juventude, Cultura e Desporto, Edmilson Mendes, é dar respostas para algumas demandas na área do desporto, sobretudo na modalidade de andebol, e capacitar os jovens do concelho para a prática da modalidade.

Conforme adiantou, no concelho existem equipamentos e alguns materiais desportivos, mas há uma “grande carência” de técnicos capacitados em diversas modalidades desportivas para trabalhar com crianças e grupos de jovens a nível da competição “não só a nível regional e local”, mas também “a nível nacional e internacional”.

Salientou ainda que esta formação também vem ao encontro de um conjunto de formações em parceria com as federações de diversas modalidades como basquetebol, voleibol, futebol, andebol e boxe, e que a autarquia pretende identificar junto dos pólos desportivos com objectivo de partilhar com outros os conhecimentos adquiridos na formação.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), Nelson Martins, por seu lado, disse que a acção é uma “mais-valia” para o concelho, visto que capacita os jovens nessa modalidade desportiva e, também, para a federação, porque se enquadra na política de massificação e desenvolvimento da modalidade em todos os concelhos de Cabo Verde.

Avançou que estes jovens vão sair com diplomas e ficarão aptos a trabalhar com crianças dos 07 aos 14 anos.

Posteriormente vão ter uma outra oportunidade de formação a nível superior, que lhes permitirá tornar-se treinador de andebol em escalões superiores.

O formador Emanuel Graça considerou que a ideia da formação é a de trazer “mais conhecimentos” de andebol para estes jovens, com um “vasto programa” dividido em teoria e prática e exercícios relacionados com a modalidade.

Será realizado ainda um mini festival de andebol com as crianças, ocasião para os formandos exercitar o trabalho em diferentes placas desportivas que existem nos arredores do concelho, visando o “melhor uso” das infra-estruturas, juntamente com as crianças.

A formação iniciou-se hoje e vai decorrer sábado, 07.

CL/AA

Inforpress/Fim