São Lourenço dos Órgãos: 12 anos da criação do município assinalados com sessão solene, inaugurações e actividades culturais e desportivas 

 

João Teves, 04 Ago (Inforpress) – Os 12 anos da criação do município de São Lourenço dos Órgãos, que se celebram no dia 10, vão ser marcados por inaugurações, sessão solene, final do concurso ” Órgãos Canta” e torneiros de futebol e futsal.

A informação foi dada hoje à Inforpress, pelo vereador do pelouro de Educação, Formação Profissional e Juventude na Câmara Municipal de São Lourenço, Valdano Furtado.

Desde o mês de Julho, várias actividades culturais e desportivas estão a decorrer e terminam neste fim-de-semana, nomeadamente o torneio de futsal, futebol de 11 e o final da primeira edição do concurso de vozes “Órgãos Canta”.

Hoje, acontece a primeira Academia Empreendedora do concelho, promovida pelo Centro de Capacitação e Formação Profissional dos Órgãos, em parceria com a Câmara Municipal.

Segundo o vereador, esta academia, que decorre até domingo, visa informar e despertar o interesse dos jovens para a importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento do concelho.

“Hoje vai ser feita a apresentação dos programas Start-Up jovem e Fomento ao micro-empreendedorismo. No segundo dia, estão previstos debates sobre o marketing digital e, no último dia, a exposição sobre o programa “Menos Álcool Mais Vida”, e “Testemunho de vida “mulher do ano”, indicou.

Ainda no âmbito das actividades para assinalar o dia do município estão agendados para sábado e domingo, uma feira agro-pecuária e artesanal, e, no domingo, a primeira edição de “trail órgãos”, um evento que a edilidade quer, futuramente, internacionalizar.

Quarta-feira, 09, é reservado à música, com a realização do Festival Fest CVmóvel, com a participação dos Ferro Gaita, Tony Fika, Loreta, Eli Brito, Titio de Belo Freire e dos vencedores do concurso na categoria tradicional e hip-hop.

A Unidade Sanitária de Base de Boca Larga, a requalificação do mercado e do polivalente de João Teves, o Parque Infantil e o ginásio municipal, são algumas obras que vão ser inauguradas pela edilidade, na terça-feira, 08.

Com estas inaugurações a edilidade que “dar ao município uma outra dinâmica em termos cultuais, desportivos e recreativos”.

Nas vésperas do dia do município, os eleitos municipais e a equipa camarária vão reunir-se numa sessão solene para apontar os ganhos e desafios que São Lourenço dos Órgãos fez durante esses 12 anos de percurso.

O ponto alto das festas é a celebração da eucaristia no dia 10, que acontece na Igreja de São Lourenço dos Órgãos.

Para a execução de todas essas actividades, a edilidade elaborou um orçamento de 1500 contos.

AM/CP
Inforpress/Fim