Santo Antão: Vale da Garça tem grandes carências em matéria de água – edil

Ribeira Grande, 16 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Orlando Delgado, considerou hoje que o vale da Garça tem, neste momento, “grandes carências em matéria de água” pelo que vai ser recuperado um furo de prospecção local para resolver a situação.

O projecto de recuperação do furo de prospecção de águas subterrâneas, soterrado no vale da Garça, prevê também a infra-estruturação desse furo com a construção do muro de protecção, da casa de bombagem, instalação de painéis fotovoltaicos, o sistema de adução e a cobertura do reservatório.

A recuperação desse furo integra um projecto maior que abrange outros três furos nas localidades de Caibros, Lombo de Santa e Figueiral cujo concurso já foi lançado e já estão seleccionadas as empresas que se ocuparão das obras que, segundo Orlando Delgado, deverão arrancar “brevemente”.

Conforme explicou o autarca, são furos executados “há mais de 20 anos, mas nunca foram equipados” e que, agora, vão receber equipamentos no âmbito do projecto de mitigação dos efeitos da seca.

“Só estamos à espera que o contrato com a empresa seja assinado para que as obras arranquem efectivamente” disse Orlando Delgado que espera ter água no vale da Garça, em Caibros, em Lombo de Santa e em Figueiral “o mais rapidamente possível”.

HF/FP

Inforpress/Fim