Santo Antão: Sindicato anuncia greve nos dias 07 e 08 de Junho do pessoal auxiliar do ME no Porto Novo

Porto Novo, 08 Mai (Inforpress) – O pessoal auxiliar da delegação do Ministério da Educação no Porto Novo vai estar em greve nos dias 07 e 08 de Junho, para reivindicar melhorias salariais, anunciou hoje o Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA).

Através de uma nota, este sindicato, que representa os trabalhadores, informa que a greve tem como propósito levar o Ministério da Educação (ME) a atender as reivindicações do pessoal auxiliar no Porto Novo, com destaque para a não implementação, até agora, do novo Plano de Cargos Carreiras e Salários, em vigor desde 2013.

Segundo o secretário permanente do SLTSA, Carlos Bartolomeu, esses trabalhadores usufruem “salários abaixo”, aquém do próprio salário mínimo estabelecido na função pública.

Outra reclamação tem a ver com os descontos para segurança social que não são enviados ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), situação que impede esses trabalhadores de beneficiar da assistência médica e medicamentosa.

Este sindicato denuncia ainda “alguma discriminação” de que estão a ser vitima os trabalhadores transferidos do Ministério da Agricultura para a delegação do ME no Porto Novo, além de estarem a ser obrigados a assinar novos contratos, “quando por lei já têm um contrato de trabalho, com dezenas de anos de serviço já prestados”.

JM/CP

Inforpress/fim