Santo Antão: Professor Osmar Silva assume liderança da JPAI no Porto Novo

Porto Novo, 10 Set (Inforpress) – Osmar Lopes da Silva, licenciado em Ciências da Educação, professor do ensino básico, vai dirigir, nos próximos anos, a Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) na região do Porto Novo, Santo Antão.

A eleição deste jovem de 28 anos para liderar a JPAI no Porto Novo aconteceu, este fim-de-semana, durante a quinta conferência desta organização juvenil do PAICV (oposição) neste concelho.

Osmar Silva, também ‘rapper’, disse liderar um projecto que tem por objectivo promover “uma juventude cada vez mais activa, dinâmica” que participe “na vida política, económica e social de Cabo Verde e de Porto Novo em particular”.

“Está à vista de todos a situação caótica em que vários jovens porto-novenses se encontram. As frustrações que a falta de empregos traz, aliadas às frequentes promoções de festas e natividades nocturnas estão a desviar os jovens, fazendo com que estes, mergulhem em coisas supérfluas e/ou maléficas, mas com a falsa sensação de que tudo está bem”, refere o novo líder da JPAI no Porto Novo.

Outra constatação do novo presidente da JPAI local prende-se o facto de muitos jovens porto-novenses estarem a “abandonar Porto Novo para viverem noutras ilhas ou noutros países, por não encontrarem sequer opções que os levem a acreditar que boas marés poderão chegar ao concelho”.

Essa situação, segundo Osmar Silva, tem contribuído para “uma lamentável fuga de cérebro” e para “uma lastimável perpetuação de pessoas despreparadas e de má fé em cargos estratégicos” neste município.

Acredita que Porto Novo tem “jovens dinâmicos, competentes e capazes de contribuírem para o desenvolvimento” deste município”.

JM/CP

Inforpress/Fim