Santo Antão: Poser lança “dentro de dias” projecto de reforço da produção do inhame em Tarrafal de Monte Trigo

Porto Novo, 09 Ago (Inforpress) – O programa de promoção das actividades socio-económicas (Poser), a cargo do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), procede, “dentro de dias”, ao lançamento do projecto de reforço da produção do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão.

A unidade técnica do Poser em Santo Antão está, nesta altura, a ultimar o projecto financiado em seis mil contos , no âmbito dos investimentos previstos para Santo Antão durante 2018, cuja implementação trará “novas perspectivas” à cultura do inhame (de nome científico colocasia esculenta), no Tarrafal de Monte Trigo.

Segundo o delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, este é mais um projecto visando o incremento do cultivo do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, onde já existem mais de uma centena de produtores.

A cultura do inhame no Tarrafal de Monte Trigo tem conhecido, nos últimos anos, forte impulso, com a produção a rondar os 700 toneladas por ano, estando os produtores a prever, a partir de 2018, um aumento da colheita, graças aos investimentos em carteira.

Para os produtores, os investimentos já realizados têm permitido, de entre outros resultados, a rentabilização da água para rega e o surgimento de novas parcelas.

Santo Antão está, neste ano de 2018, no quadro do Poser, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, a ser contemplado com projectos geradores de rendimentos na ordem dos 98 mil contos.

No caso do Porto Novo, o município recebe, ao longo deste ano, no quadro do Poser, cerca de 60 mil contos para a realização de projectos agrícolas.

Além do reforço da cultura do inhame, o programa financia ainda a instalação de sistemas fotovoltaicos em alguns furos para a produção de água para rega e ainda a recuperação de áreas agrícolas em Ribeira das Patas, Alto Mira e Ribeira dos Bodes.

JM/JMV

Inforpress/fim