Santo Antão: Porto Novo recebe projectos na mobilização de água à volta de 31 mil contos

Porto Novo, 18 Mar (Inforpress) – O município do Porto Novo, Santo Antão, vai ser, dentro de pouco tempo, contemplado um pacote de projectos ligados à mobilização de água para a agricultura, que consiste no equipamento e reabilitação infra-estruturas hidráulicas.

Entre os projectos, já financiados no quadro do programa de emergência de mitigação da seca em Cabo Verde, se destacam o equipamento de dois furos em Lajedos e Ribeira da Aguada de Janela, além da recuperação da aero-bomba do furo em Lajedinho, nos arreadores da cidade do Porto Novo.

Em relação à recuperação de infra-estruturas hidráulicas, o destaque vai para três captações, duas das quais em Ribeira das Patas e a terceira no Tarrafal de Monte Trigo.

O concurso para a realização das obras foi já lançado pelo Governo, através da ANAS (Agência Nacional de Água e Saneamento), devendo começar a ser implementadas ainda no decurso deste semestre.

No quadro do programa de mitigação da seca, Porto Novo foi contemplado com um montante de 31 mil contos para a mobilização de água para a agricultura.

Ao todo, são quase 80 mil contos que o Governo concedeu a Porto Novo para a mitigação dos efeitos da seca, sendo 31 mil contos para a mobilização de água para a agricultura, 28 mil contos para geração de empregos e os outros 20 mil contos para salvamento do efectivo pecuário.

JM/ZS

Inforpress/fim