Santo Antão: Plano de mitigação salvou 23 mil cabeças de gado no Porto Novo – deputado

Porto Novo, 10 Ago (Inforpress) – O deputado nacional eleito pelo círculo de Santo Antão, Damião Medina, disse hoje, no Porto Novo, que o plano de mitigação da seca permitiu salvar 23 mil cabeças de gado neste concelho, correspondentes a 95% do efectivo pecuário local.

Referindo-se a informações recolhidos junto do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), este parlamentar, que falava à imprensa no final de uma visita a Porto Novo, avançou que, além do salvamento de, praticamente, todo o efectivo pecuário, o plano de mitigação da seca promoveu, até agora, cerca de um milhar de postos de trabalho no município.

“Com este plano, salvaram 23 mil cabeças de gado, promoveram mil postos de trabalho, estando 189 famílias a beneficiar de cestas básicas”, notou este deputado eleito pelo Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder, destacando ainda o equipamento de sete furos com painéis solares, para a produção de água para agricultura.

Segundo este deputado, que nesta visita se fez acompanhar ainda dos eleitos municipais e dirigentes locais do MpD, o plano de mitigação da seca e salvamento do gado, iniciado em Dezembro, contribuiu para “atenuar as dificuldades” de sete mil pessoas nas diferentes localidades deste concelho.

A visita permitiu ainda a este deputado constatar as preocupações das populações, que se prendem com o desemprego jovem e nas mulheres chefes de família, com a requalificação urbana, habitação social e desencravamento das localidades.

JM/CP

Inforpress/Fim