Santo Antão: Ordenado primeiro padre cabo-verdiano da congregação Pequena Obra da Divina Providência

Ribeira Grande, 12 Mar (Inforpress) – O bispo de Mindelo, D. Ildo Fortes, ordenou este domingo, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, mais um padre ribeira-grandense, Rui Pedro Nobre, o primeiro padre cabo-verdiano da congregação Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas).

A cerimónia contou com a presença do provincial da congregação no Brasil, país que o padre Rui Pedro Nobre não esqueceu no momento dos agradecimentos e cuja padroeira, Nossa Senhora Aparecida, adoptou também para si já que foi aí que fez a sua preparação, noviciado, votos perpétuos e foi ordenado diácono.

O novo padre Rui Pedro Nobre, agora com 41 anos, é natural da cidade da Ribeira Grande, concluiu o curso de estudos filosóficos e o mestrado em estudos teológicos no Brasil, onde fez, também, uma pós-graduação em Ciências da Religião.

Em Novembro de 2016 Rui Pedro Nobre proferiu os votos perpétuos que o ligaram, definitivamente, àquela congregação religiosa, à Igreja Católica e à obediência ao Papa.

Num contacto anterior com a Inforpress, Rui Pedro Fernandes Nobre Pires disse que desde cedo “sentia o chamado de Deus” na sua vida e foi com a ajuda das irmãs orionitas que começou a descobrir a sua vocação para a vida religiosa e com elas conheceu o carisma de São Luiz Orione, tendo optado por seguir a vida religiosa como um consagrado orionita, “vivendo o carisma de Dom Orione”.

“Entrei na congregação de São Luiz Orione com os padres orionitas na ilha do Sal, no dia 18 de Setembro de 2007 e a 26 de Dezembro de 2007 ingressei no noviciado na casa de noviciado em São José dos Pinhais, no Paraná, Brasil”, recordou Rui Pedro Nobre que, no dia 28 de Dezembro de 2008 fez os primeiros votos religiosos na Igreja de São Francisco e Santa Clara nessa mesma cidade brasileira.

Foi ordenado diácono no dia 01 de Julho de 2017 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Divina Providencia, na cidade de Belo Horizonte, onde prosseguiu a sua formação de padre, e, na mesma cerimónia, foram ordenados outros quatro colegas do então diácono Rui Pedro.

Rui Pedro Fernandes Nobre Pires nasceu no dia 08 de Setembro de 1976, filho de João Baptista Nobre Pinto e de Maria Gabriela Fernandes, fez os estudos liceais na Ribeira Grande antes de ingressar na Congregação Orionita, em Setembro de 2007, já com 29 anos de idade.

HF/CP

Inforpress/Fim