Santo Antão: Olavo Correia anuncia para Dezembro lançamento do projecto de saneamento para Porto Novo

Porto Novo, 16 Jun (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, anunciou para Dezembro o lançamento do projecto de saneamento do Porto Novo, cujo financiamento, na ordem de dez milhões de euros, já está garantido pelo Governo de Cabo Verde.

“Já conseguimos financiamento de quase 10 milhões de euros para resolver definitivamente o problema de saneamento no Porto Novo e da água em Santo Antão e estaremos aqui em Dezembro, se Deus quiser, para o lançamento do projecto”, notou Olavo Correia, que está de visita a Santo Antão.

O financiamento, conseguido pelo executivo junto do Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea), destina-se, sobretudo, à extensão da rede de esgotos e construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) no Porto Novo, bem como à melhoria das redes de distribuição de água nos três concelhos da ilha de Santo Antão.

O vice-primeiro-ministro, que chegou sexta-feira a Santo Antão para uma visita de dois dias, informou ainda que o Governo tem “tudo acertado” para o lançamento, em Julho, da segunda fase da estrada de Tarrafal de Monte Trigo, no Porto Novo.

Outro projecto de que falou o governante prende-se com o terminal de cruzeiros de São Vicente, com parte de financiamento garantido através da Holanda, que será a primeira infra-estrutura do tipo a ser construída em Cabo Verde.

“O primeiro terminal de cruzeiros em Cabo Verde vai servir São Vicente, Santo Antão e Nicolau e estas ilhas têm de se preparar para tirar proveito desse investimento, estimado em 30 milhões de euros”, avançou Olavo Correia que, no primeiro dia da visita a Santo Antão, presidiu a cerimónia de abertura da feira agropecuária no Porto Novo.

Este sábado, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças tem agendado um encontro com os operadores económicos no Porto Novo e procederá à inauguração e lançamento de obras ligadas à requalificação urbana neste município.

JM/FP

Inforpress/Fim