Inicio Ambiente Santo Antão: MAA prepara novo programa de prospecção de água subterrânea no...

Santo Antão: MAA prepara novo programa de prospecção de água subterrânea no Porto Novo

Porto Novo, 09 Abr (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) tem em preparação um novo programa de prospecção de água subterrânea para Porto Novo, Santo Antão, com vista a abranger novas zonas com sistema de produção de água para a irrigação.

“Estamos a preparar, com Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), um novo programa de execução de furos que vai contemplar novas zonas e dar resposta às necessidades dos agricultores, sobretudo na cintura urbana do Porto Novo”, confirmou o delegado do MAA, Joel Barros.

Enquanto isso, agora em 2018, Porto Novo, mais precisamente os planaltos Norte e Leste, vai ser contemplado, no quadro dos investimentos da ANSA, com dois furos, cuja execução se insere numa preocupação do MAA de resolver, de forma sustentada, a penúria de água nessas localidades, muito afectadas pela seca.

O delegado do MAA assegurou que, ainda neste primeiro semestre de 2018, todos os furos existentes no Porto Novo estarão equipados com painéis solares, no âmbito do programa de promoção das actividades rurais (Poser) e de mitigação dos efeitos da seca.

Na fase de equipamento, no quadro do Poser, estão os furos da Ribeira Fria, Poio da Ribeira dos Bodes e Jorge Puis, devendo, até Junho, graças ao programa de mitigação da seca, ficar também equipados os furos de Manuel Lopes, Ribeira da Cruz, Ribeira Brava e de Lajedinho (arredores do Porto Novo).

Este responsável explicou que com esses investimentos já assegurados, os agricultores porto-novenses vão poder, dentro de pouco tempo, usufruir de água para rega a um custo muito reduzido e aumentar a área de cultivo.

JM/CP

Inforpress/fim