Santo Antão: MAA prepara fórum de apresentação dos estudos das bacias hidrográficas da Ribeira das Patas, Ribeira da Cruz/Jorge Luís e Garça

Porto Novo, 22 Mar (Inforpress) –  O Governo tem em preparação um fórum sobre o sector agrícola em Santo Antão para, sobretudo, a apresentação e validação dos estudos de reordenamento das bacias hidrográficas da Ribeira das Patas, Ribeira da Cruz/Jorge Luís e da Garça.

Os estudos dessas bacias, que deveriam ficar pontos em Janeiro, estão a ser concluídos, nesta altura, devendo ser apresentados, dentro de pouco tempo, num fórum que o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) já está a preparar e que deverá realizar-se no Porto Novo.

Os agricultores dizem-se aguardar, com “muita expectativa”, a apresentação dos estudos, financiados pelo Fundo de Kuwait, que vão permitir a “catalogação” dos principais investimentos que serão realizados nessas bacias hidrográficas, com vista ao reordenamento desses vales.

Os agricultores, abordados pela Inforpress, desejam que essas bacias comecem a ser reordenadas já a partir deste ano, com a implementação de projectos nos vários domínios, nomeadamente na mobilização de água e de aproveitamento dos solos.

Em Ribeira das Patas, uma das maiores bacias hidrográficas de Santo Antão, os agricultores têm estado a mostrar a sua preocupação face ao “declínio” do sector agrícola local, esperando, assim, por investimentos, sobretudo na mobilização de água.

O representante da Associação de Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, destaca a necessidade de se apostar, sobretudo, na mobilização de água, para revitalizar a agricultura nesse vale, que, a seu ver, tem estado a decair, nos últimos anos.

Em Santo Antão, foram reordenadas, nos últimos anos, as bacias hidrográficas de Alto Mira (Porto Novo) e Ribeira da Torre (Ribeira Grande), devendo o Governo iniciar, provavelmente, a partir de 2019, intervenções nas bacias da Ribeira das Patas e Ribeira da Cruz/Jorge Luís (Porto Novo) e da Garça (Ribeira Grande).

JM/CP

Inforpress/Fim