Santo Antão: ICIEG promove Igualdade de Género e luta contra VBG na Ribeira Grande

Ribeira Grande, 05 Dez (Inforpress) – O ICIEG promove a partir de hoje e durante dois dias uma formação dirigida aos líderes comunitários da Ribeira Grande, visando a promoção da Igualdade de Género e luta contra VBG, naquele município.

Uma nota de imprensa indica que o objectivo perseguido pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) é “promover um maior engajamento dos mesmos na luta pela igualdade assim como combater à Violência Baseada no Género (VBG) ”.

Com esta formação, o ICIEG pretende que os líderes locais sejam dotados de recursos e ferramentas que lhes permitam, posteriormente, apoiar e ajudar, na comunidade, “aqueles que sofrem a romper com o ciclo de violência e reconstruir a sua vida”.

Essas acções de formação vão ser realizadas em todos os 22 municípios do país e a ideia é alcançar mais de 500 líderes e prepará-los para ajudarem o país a atingir o quinto Objectivo Estratégico de Desenvolvimento 2017-2030, a “erradicação de todas as formas de VBG, especialmente da violência vivida por mulheres e meninas”.

De acordo com o ICIEG, a luta pela igualdade de género e, consequentemente, pelo combate à VBG, “tem sido um grande esforço no mundo inteiro e Cabo Verde não se tem mostrado alheio a isso”, pelo que já realizou formações similares nas ilhas do Fogo, Brava, Sal, São Vivente e Santiago”.

A formação, que beneficia os líderes comunitários do município da Ribeira Grande, termina esta quinta-feira, 06.

HF/JMV
Inforpress/Fim