Santo Antão: Fundação dos Amigos do Paul na Holanda já equipou mais de mil escolas em Cabo Verde – presidente

Porto Novo, 04 Dez (Inforpress) – A Fundação dos Amigos do Paul, Santo Antão, com sede na Holanda, desde que foi criada há quinze anos, já equipou mais de mil escolas, em todo o arquipélago, informou a presidente dessa instituição social, Maria Teresa Segredo.

Maria Teresa Segredo, que está de visita a Santo Antão, avançou que a Fundação dos Amigos do Paul na Holanda tem estado, nesses anos, a apoiar com mobiliários e, também, na reparação de escolas “desde Santo Antão à Brava”, tendo já abarcado mais de um milhar de estabelecimentos de ensino.

O apoio às escolas no país, sobretudo com equipamentos, continua a ser uma aposta dessa fundação que tem incidido, ainda, a sua acção em Cabo Verde nos domínios da saúde, do ambiente e de formação profissional, segundo Maria Teresa Segredo, para quem o arquipélago “precisa de todos para continuar a desenvolver-se”.

Para 2018, além de continuar a apoiar o sector educativo, essa fundação, cuja grande parte dos seus projectos tem abrangido o concelho do Paul, tem já assegurado o financiamento para projectos sociais e ambientais, com destaque para a construção da capela da Igreja Católica em Janela, Santo Antão, e exploração de energias renováveis para a dessalinização da água do mar, também nesta ilha.

A Fundação dos Amigos do Paul nos “países baixos” quer, igualmente, ajudar os municípios santantonenses na promoção de Santo Antão como destino turístico, no âmbito de uma parceria já estabelecida com um canal televisivo holandês que tem, nesta altura, uma equipa nesta ilha para reportagens sobre a região.

Através dessa fundação, Paul foi contemplado pela cooperação holandesa com uma fábrica de produção de azulejos com base na reciclagem de plásticos, que já labora, empregando sete jovens locais.

JM/ZS

Inforpress/fim