Inicio Economia Santo Antão: Famílias em Ribeira dos Bodes vão beneficiar também da posse...

Santo Antão: Famílias em Ribeira dos Bodes vão beneficiar também da posse plena dos terrenos – MAA

 

Porto Novo, 30 Mai (Inforpress) – Famílias em Poio da Ribeira dos Bodes, no Porto Novo, que cultivam terrenos do domínio do Estado, vão poder, também, obter a posse plena dos terrenos, no quadro de uma medida do Governo em transferir as parcelas aos agricultores.

A medida governamental consiste na atribuição, ainda no decorrer deste ano/princípios de 2018, de titularidade das parcelas, ainda pertencentes ao Estado, aos agricultores que cultivam essas áreas há vários anos.

Segundo o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Joel Barros, as famílias na zona de Poio, em Ribeira dos Bodes, vão poder beneficiar dessa medida, aguardada com “muita expectativa” por parte desses agricultores, que vão poder, assim, incrementar a sua actividade.

Em todo o concelho do Porto Novo, cerca de 150 famílias vão ter a posse definitiva dos terrenos.

O processo de atribuição da titularidade dos terrenos “está bem encaminhado”, segundo Joel Barros, que garantiu que está, praticamente, concluído o processo relativamente à Casa de Meio, localidade onde cerca de duas dezenas de agricultores vão poder obter a posse plena das suas parcelas.

Além de Casa de Meio e Ribeira dos Bodes, vão, igualmente, beneficiar dessa medida os agricultores em Chã de Mato/Ponte Sul, Morro Cavalo (Ribeira da Cruz) e Chã de Norte.

O MAA decidiu estender essa medida à toda a ilha de Santo Antão, onde os terrenos agrícolas, ainda propriedade do Estado, vão ser regularizados e transferidos aos próprios agricultores.

JM/JMV

Inforpress/Fim