Santo Antão: Estudos das bacias hidrográficas da Garça, Ribeira das Patas e Ribeira da Cruz/Jorge Luís concluídos – MAA

Porto Novo, 12 Abr (Inforpress) – Os estudos de reordenamento das bacias hidrográficas da Garça, Ribeira das Patas e Ribeira da Cruz/Jorge Luís, em Santo Antão, que decorriam há mais de um ano, estão concluídos e serão, já na próxima semana, apresentados aos agricultores.

A apresentação dos estudos sobre as bacias da Ribeira das Patas e Ribeira da Cruz/Jorge Luís, ambos no Porto Novo, está prevista para o dia 18 deste mês de Abril, disse à Inforpress o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), Joel Barros.

No dia seguinte, ou seja, a 19 de Abril, será a vez dos agricultores da Garça conhecerem os estudos dessa bacia hidrográfica, avançou.

Os agricultores aguardam com “muita expectativa” a apresentação desses estudos, financiados pelo Fundo Kuwait, que vão permitir a “catalogação” dos principais investimentos a serem realizados nessas bacias hidrográficas nos vários domínios, nomeadamente na mobilização de água e de aproveitamento dos solos.

Em Ribeira das Patas, segundo o representante da associação de desenvolvimento integrado dessa localidade, Arlindo Delgado, espera-se “forte aposta” na mobilização de água para a agricultura que, a seu ver, tem estado em “declínio”, nos últimos anos.

Arlindo Delgado acredita que, com o reordenamento dessa bacia, uma das maiores de Santo Antão, o sector agrícola em Ribeira das Patas conhecerá “uma autêntica revolução”, nos próximos anos.

JM/ZS

Inforpress/Fim