Santo Antão: Edil quer fazer do Porto Novo um município capaz de atrair pessoas para viver e investir

Porto Novo, 31 Ago (Inforpress) – O edil portonovense, Aníbal Fonseca, disse, quinta-feira, estar a trabalhar com o Governo e outros parceiros para transformar Porto Novo num “município agradável, capaz de atrair pessoas para viver e investir”.

O autarca, que falava na inauguração de uma praça, no âmbito das comemorações dos 56 anos da criação deste município, perspectiva, até 2020, “um Porto Novo mais desenvolvido e cada vez mais aprazível”, onde, porém, apesar dos projectos já realizados nos mais domínios, “falta ainda muita coisa por fazer”.

“Reafirmamos a nossa vontade de continuar a trabalhar cada vez mais para termos um Porto Novo mais aprazível e agradável. Esperamos em 2020 poder dizer que cumprimos o nosso programa”, notou o autarca, ao inaugurar mais uma obra inserida no programa de requalificação da cidade do Porto Novo.

Trata-se da praça “Idalina Cagarra”, uma homenagem à uma destacada “figura do Porto Novo” (já falecida), conhecida pelos “deliciosos rebuçados” que confeccionava.

“Idalina Cagarra diz muita coisa a Porto Novo. Era, sem dúvidas, uma figura do povo”, afirmou o edil porto-novense, anunciando novos projectos de requalificação urbana para o município em 2019, com intervenções ainda na melhoria de habitações.

Além do arranque do projecto da orla marítima da cidade do Porto Novo, a partir de Janeiro do próximo ano, projecto já financiado pelo Governo em 140 mil contos, a autarquia tem previsto, também, a requalificação de 150 habitações, avançou Aníbal Fonseca.

“Muito brevemente teremos o projecto de água e saneamento, que vai ser um grande programa para Porto Novo, com intervenções a nível das redes de água e esgotos. Outro grande projecto vai ser a requalificação da orla marítima”, sublinhou o autarca.

No quadro das comemorações dos 56 anos de criação do município do Porto Novo, a edilidade tem previsto a inauguração e lançamento de vários projectos, ligados, sobretudo, à agricultura, abastecimento de água e electrificação.

Hoje, além de um centro multiusos no Planalto Norte, a autarquia inaugurara ainda a rede de abastecimento de água em Tapume, a remodelação e alargamento da rede eléctrica em Águas das Caldeiras e Lombo Figueira e procede, igualmente, ao lançamento do projecto sobre a agricultura periurbana de Lajedinho e requalificação da praia de Curraletes.

As festividades, marcadas ainda pelo festival de música da praia de Curraletes, cujo arranque acontece esta sexta-feira, com a presença do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

JM/CP

Inforpress/Fim