Santo Antão: Decisões do CSCV tomadas em Fevereiro estão a ser cumpridas na íntegra – presidente

Ribeira Grande, 24 Ago (Inforpress) – O presidente da Cruz Vermelha, Arlindo Carvalho, garante que as decisões tomadas pelo Conselho Superior em Fevereiro “estão a ser cumpridas na íntegra” pelo que considera positivo o trabalho desenvolvido pela Instituição, nesse período.

Em declarações à Inforpress, no âmbito da visita que uma delegação daquela instituição humanitária efectua à ilha de Santo Antão, Arlindo de Carvalho disse que o Conselho Superior da Cruz Vermelha (CSCV) avaliou as políticas implementadas, os projectos desenvolvidos, as parcerias nacionais e internacionais, as relações com os órgãos do Poder do Estado, entre outros.

“Analisamos também as relações com a sociedade civil, o funcionamento dos conselhos, os investimentos e os constrangimentos e concluímos que o balanço é positivo” disse Arlindo Carvalho adiantando que o CS aprovou, também, um conjunto de regulamentos que têm a ver com a vida da sociedade nacional, particularmente, com a realização das assembleias locais.

“A sociedade nacional da Cruz Vermelha tem 19 Conselhos Locais e o processo de eleição deve passar por uma norma que não existia anteriormente” explicou Arlindo Carvalho adiantando que na reunião do Paul foi aprovada a criação de uma Comissão de Eleições e um conjunto de normas em que se basearão as operações das assembleias locais “como forma de conferir transparência aos processos”.

É que, segundo Arlindo Carvalho, as eleições em todos os Conselhos Locais terão lugar ainda este ano como forma de “resolver o problema da legitimidade dos Órgãos que estão aí há vários anos”.

“Vamos aprovar também, o regulamento interno dos Conselhos Locais que prevê a definição da categoria de voluntário, a forma de relacionamento com os órgãos e entre eles, os deveres, a ética e o código” avançou o presidente da CVCV que enumera ainda outras normas consagradas no regulamento, nomeadamente, “a utilização dos distintivos da Cruz Vermelha e a questão disciplinar”.

Os trabalhos no âmbito da visita que a delegação da Cruz Vermelha efectua à ilha de Santo Antão prosseguem com a realização de uma formação em boa governança que decorre até este sábado, 25, na cidade do Porto Novo.

HF/FP

Inforpress/Fim