Santo Antão: Campanha de protecção de tartarugas em Cruzinha decorre normalmente – presidente da Associação

Ribeira Grande, 30 Ago (Inforpress) – O presidente da Associação Comunitária de Cruzinha, no vale da Garça, Santo Antão, Amândio Lima, disse hoje que a campanha de protecção das tartarugas marinhas nas praias da localidade “decorre normalmente e sem qualquer ameaça”.

“Estamos a trabalhar nas praias mais próximas de Cruzinha, onde já identificamos quatro ninhos, todos na praia de Zaranha”, disse à Inforpress Amândio Lima, que se queixa da falta de financiamento para se ocuparem das praias nas afastadas.

“Na praia de Boca-de-Mocho já avistamos tartarugas que vêm visitar a praia mas ainda não houve desova”, assegurou o presidente da Associação, explicando que “as tartarugas vêm, visitam a praia e regressam ao mar”.

Os vigilantes da Associação controlam a praia todos os dias para protegerem os ninhos mas o projecto que a Associação apresentou para se candidatar aos fundos de que necessita para realizar o trabalho, também nas outras praias, ainda não foi despachado e isso condiciona o desempenho da organização.

A Associação de Cruzinha arrancou com os trabalhos de vigilância das praias desde Junho, com oito vigilantes, e vão continuar até finais de Outubro, altura em que termina a época de desova das tartarugas marinhas.

HF/CP

Inforpress/Fim