Santo Antão: BBC escolhe aldeia de Monte Trigo para as filmagens para “Africa on Wheels”

Porto Novo, 29 Abr (Inforpress) – A aldeia piscatória do Monte Trigo, no interior do Porto Novo (ilha de Santo Antão), foi escolhida pela estação britânica da BBC para integrar as filmagens para “Africa on Wheels”, uma série de viagens de quatro episódios sobre energias renováveis.

Uma equipa da BBC é esperada no primeiro dia de Maio em Monte Trigo para proceder às filmagens que vão fazer da parte de uma sequência que aborda a questão das energias renováveis e os seus impactos na vida das comunidades, especialmente em recantos isolados no continente africano.

Conforme apurou a Inforpress junto da Câmara Municipal do Porto Novo, a equipa da BBC escolheu “focar, especialmente, Monte Trigo”, a primeira aldeia em Cabo Verde electrificada  a 100% a partir de energia solar, como “uma grande história de sucesso sobre os impactos positivos da energia limpa”.

A experiência de “Monte Trigo 100% Renovável” vai ser, também, “um dos atractivos” de um documentário sobre Cabo Verde, que está a ser realizado pelo canal TV France 5.

Uma equipa do canal francês já esteve no Porto Novo a recolher imagens e entrevistas para a realização do documentário sobre Cabo Verde, que será lançado nos princípios de 2019 e exibido em mais de 600 salas de cinema em França.

A micro central fotovoltaica do Monte Trigo, instalada em 2012, foi financiada pela União Europeia (UE) e executada pela empresa Águas da Ponta Preta, sediada no Sal, no âmbito do projecto Sesam-er (Serviço Energético Sustentável para as populações rurais Isoladas Mediante Micro-redes com Energias Renováveis em Santo Antão).

Segundo a edilidade do Poro Novo, a visita desses canais televisivos internacionais a Porto Novo constitui “mais uma oportunidade” de se divulgar e promover este concelho e as suas boas práticas.

“A Câmara Municipal do Porto Novo, desde a primeira hora se associou a estas iniciativas únicas, uma vez que as imagens do município vão ser divulgadas no mundo inteiro”, escreve a autarquia.

A experiência do Monte Trigo 100% Renovável já faz parte do “Catálogo das Boas Práticas Municipais em Cabo Verde”, produzido no âmbito do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, que se realizou, em Outubro de 2017, na Cidade da Praia.

Monte Trigo, com 75 famílias, é uma zona piscatória isolada no interior do concelho do Porto Novo, electrificada a 100% com energia solar, uma experiência que, segundo as autoridades locais, tem despertado “grande interesse” pelas “soluções inovadoras” que apresentam, mas também pelo impacto que teve na persecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para os responsáveis municipais, está-se perante uma “experiência bem-sucedida” em termos de integração das populações no meio rural, com “o impacto significativo” na vida da própria população.

A própria UE fala do projecto do Monte Trigo como sendo “uma iniciativa exemplar” que “orgulha” este organismo comunitário, pelo seu impacto na vida das famílias.

JM/FP

Inforpress/fim