sarıyer haberleri">

Santo Antão: BADEA discute com autarcas projecto de água e saneamento da ilha que ultrapassa um milhão de contos

 

Porto Novo, 07 Dez (Inforpress) – O projecto de água e saneamento de Santo Antão, que ultrapassa um milhão de contos, vai estar, hoje, em análise, no Porto Novo, entre o Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA) e os autarcas desta ilha.

Uma missão do BADEA chega, esta quinta-feira, a Santo Antão, para um encontro com os três presidentes de câmaras desta ilha, no quadro das negociações já encetadas com o Governo, com vista ao financiamento desse projecto, já nos primeiros meses de 2018.

O Governo está a discutir com o BADEA futuros projectos para Cabo Verde, com destaque para o saneamento das cidades cabo-verdianas, “a começar por Porto Novo, já para 2018”, segundo o ministro das Finanças, Olavo Correia.

Este governante já tinha, em Outubro, em Washington, discutido com o BADEA os projectos em curso em Cabo Verde, que abarcam, sobretudo, as infra-estruturas escolares.

Na ocasião, Olavo Correia abordou, igualmente, com essa instituição financeira internacional, o futuro da cooperação com o arquipélago, cuja prioridade incidirá nos domínios do saneamento e agricultura.

“Falámos do futuro. Duas prioridades: o saneamento das cidades em Cabo Verde, a começar por Porto Novo, já para 2018, e agricultura”, avançou Olavo Correia.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, também, numa das suas recentes deslocações a Santo Antão, informou que o Governo tem em preparação um programa de água e saneamento para a “ilha das montanhas”, na ordem dos dez milhões de euros, submetido ao BADEA, para financiamento.

Porto Novo deverá receber, no âmbito desse programa, que deverá iniciar-se a partir do segundo trimestre de 2018, investimentos à volta dos 750 mil contos, para a resolução dos “graves problemas” de que este município ainda padece no sector do saneamento, mais precisamente a nível dos esgotos.

O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, confirmou ter “garantias” do ministro das Finanças de que “já há luz verde” para o financiamento do projecto de água e saneamento para Santo Antão, cujas obras estarão a iniciar-se a partir do segundo trimestre do próximo ano.

O alargamento da rede de esgotos, que abrange apenas 20% da população da cidade do Porto Novo, e a instalação de uma estação de tratamento de águas residuais, constituem “os principais desafios” para Porto Novo, que enfrenta “uma situação de emergência” a nível do saneamento, segundo o autarca.

A rede de distribuição de água à cidade do Porto Novo, também com “graves deficiências”, receberá, igualmente, intervenções, no quadro desse programa.

JM/JMV

Inforpress/fim

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon