Santo Antão: Água começa a chegar às casas do Planalto Leste ainda este mês – municípios

Porto Novo, 13 Ago (Inforpress) – A água potável começará a chegar às casas do Planalto Leste de Santo Antão ainda no decurso deste mês, com a reposição da rede de adução nessa localidade, conforme garantias dadas pelos três municípios, desta ilha.

A rede de adução de água para essa localidade, a partir da Ribeira da Torre, que ficou destruída no recente incêndio florestal, já está a ser reposta, devendo as intervenções ficarem concluídas ainda antes do final deste mês, altura em que a penúria de água que afecta esse planalto ficará ultrapassada.

Cerca de 60 por cento (%) da tubagem (300 metros), que interliga as cinco estações de bombagem para o Planalto Leste, a partir de Losna, Ribeira da Torre, construídas no quadro do projecto de abastecimento de água às zonas altas de Santo Antão, ficou destruída pelas chamas, que deflagraram em finais de Julho, nesse perímetro florestal.

As autoridades municipais garantem que, ainda no decurso de Agosto, as diversas comunidades do Planalto Leste começam a ter água nas torneiras, com a reposição das canalizações, normalizando assim o fornecimento de água nesse zona de Santo Antão, onde as famílias estão a ser socorridas com água auto-transportada.

Segundo o edil da Ribeira Grande, Orlando Delgado, o fogo, além da canalização que ligava Fundo de Erva a Morro de Conceição, destruiu ainda os cabos de electricidade que alimentavam o sistema de bombagem de água para Planalto Leste, intervenções que deverão estar concluídas ainda na próxima semana.

O Governo informou que recursos, no total de 60 mil contos, estão a ser mobilizados para assegurar as intervenções que terão de ser feitas no Planalto Leste nos próximos anos, tanto a nível do abastecimento de água, como também na recuperação da floresta e no reforço da protecção civil, no local.

JM/CP

Inforpress/Fim