Santo Antão: ADAD promove formação sobre transformação de pescado para comunidades piscatórias

 

Ribeira Grande, 31 Ago (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) promove esta sexta-feira, 01, no Centro Comunitário da Sinagoga, uma sessão de formação sobre transformação do pescado destinada às comunidades piscatórias de Sinagoga, Ponta do Sol e Janela.

O presidente da ADAD, Januário Nascimento, disse à Inforpress que “esta acção de formação é dirigida fundamentalmente às mulheres” e com ela pretende-se “dotar as participantes de conhecimentos no domínio da transformação do pescado e contribuir para a redução da pobreza”.

Trata-se de um evento que se enquadra no âmbito das actividades do projecto sub-regional para a promoção da Governança Política de Gestão dos Recursos Marinhos e Redução da Pobreza na Eco-Região WAMER, que reúne países como a Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde, designado projecto GOWAMER.

O projecto GOWAMER conta com financiamento da União Europeia e do PNUD e a sua execução em Cabo Verde está a cargo do Governo e seus parceiros, nomeadamente a ADAD.

Neste ateliê, que tem arranque marcado para as 09:30, com sessão de abertura presidida pelo edil ribeira-grandense, Orlando Delgado, serão apresentados os temas “reforço das capacidades em conservação e transformação dos produtos das pescas”, por Danilson Fernandes, e “associativismo e pequenos negócios”, pelo técnico Carlos Fortes.

O segundo dia será dedicado a uma visita de terreno com deslocação à localidade de Cruzinha onde haverá um encontro com a Associação dos Pescadores e Peixeiras da localidade.

HF/ZS

Inforpress/Fim