Santo Antão: 6.200 metros cúbicos de água auto-transportada aos planaltos Norte e Leste do Porto Novo em 2017

Porto Novo, 23 Mar (Inforpress) – As populações dos planaltos Norte e Leste do Porto Novo, Santo Antão, consumiram, durante 2017, mais de 6.200 metros cúbicos de água auto-transportada pela edilidade porto-novense, que reforçou em 2018 a prestação desse serviço a essas comunidades.

No mesmo período, segundo informações avançadas pela câmara do Porto Novo, a propósito do Dia Mundial da Água, assinalado quinta-feira, 22 de Março, a autarquia auto-transportou cerca de 2.200 toneladas de água aos criadores de gado desses planaltos, que enfrentam uma situação de seca difícil.

Segundo ainda a edilidade, este serviço está a ser reforçado em 2018 por causa da seca que assola, de forma particular, as zonas altas do município do Porto Novo, onde mais de três centenas de famílias enfrentam a penúria de água.

No Planalto Norte, a escassez de água pode ficar resolvida, definitivamente, até finais deste ano, com a implementação do projecto de abastecimento de água à localidade, já com financiamento garantido, segundo o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca.

O autarca assegurou que a câmara conseguiu mobilizar, junto dos parceiros, com destaque para o Governo de Cabo Verde, a cooperação luxemburguesa e o Sistema das Nações Unidas, cerca de 45 mil contos que vão permitir levar água potável ao Planalto Norte, até Dezembro.

Em relação ao Planalto Leste, está já concluído o projecto de abastecimento de água, financiado no âmbito do segundo compacto do Millennium Challenge Account (MCA), que deveria ser inaugurado em Fevereiro.

Essa demora tem preocupado as populações dessa comunidade, actualmente a braços com o problema de água para consumo.

JM/CP

Inforpress/fim