MAA começa a distribuição de sementes a mais de 2.500 agricultores de Santa Catarina e São Salvador do Mundo

Assomada, 02 Ago (Inforpress) – A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) tem em curso a distribuição de sementes a mais de 2500 agricultores de sequeiro de Santa Catarina (2098) e São Salvador do Mundo (466), no interior de Santiago.

Em declarações à Inforpress, o delegado do MAA dos dois concelhos, Gracelino Semedo, informou que a distribuição gratuita das sementes (milho e feijão pedra), iniciou-se pelas zonas altas, seguindo-se as húmidas e semi-húmidas durante este mês.

Ao todo são cerca de cinco mil litros de feijão pedra e 12.778 litros de milho correspondente a 58 bidões, comprados a 200 e 150 escudos litros, respectivamente.

Segundo o responsável, Picos Acima e Rebelo Acima (São Salvador do Mundo) e Figueira das Naus e Serra Malagueta (Santa Catarina) são as localidades, cujos homens dos campos já receberam este kit de sementes.

Nesses dois municípios, a campanha agrícola 2018/19 já arrancou, mas a maioria dos camponeses aguarda ainda pela queda das chuvas para jogar sementes à terra, aliás é também a recomendação do MAA.

A maioria dos agricultores abordados pela Inforpress justifica esta demora com a falta de sementes, que, por sinal, estão a ser vendidas no mercado a um preço muito caro: “bongolon” 600 escudos/litro, fava 200 escudos, milho 80 escudos, feijão 120 escudos e mancara a 100 escudos/litro.

FM/ZS

Inforpress/Fim