Santiago Norte: Empresários e empreendedores agrícolas e da pecuária iniciam formação em gestão para agropecuária

Pedra Badejo, 18 Jun (Inforpress) – Trinta empresários e empreendedores agrícolas e da pecuária dos concelhos de Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos e São Miguel (ilha de Santiago) iniciaram hoje, no CEFP de Santa Cruz, uma formação de capacitação em gestão para agropecuária.

A formação, que tem duração de 40 horas (de 17 de Junho a 08 de Julho), é executada numa parceria tripartida entre Pro-Empresa e Câmara Municipal de Santa Cruz e financiado pelo Quadro Integrado Reforçado (QIR), cujo memorando foi rubricado hoje nesse município do inteiro de Santiago.

Em declarações à Inforpress, após a abertura da formação e da assinatura do memorando, a vereadora do Emprendedorismo, Jamira Duarte, disse que a iniciativa visa ajudar esses micro e pequenos empresários e empreendedores dos três concelhos na melhoria de toda a prática produtiva, desde as boas técnicas de produção, pós-colheita e comercialização.

Por outro lado, a autarca destacou como “componente importante” desta acção formativa o apoio na formalização de negócios dos empreendedores, ou seja, os seus negócios vão ser estruturados como uma empresa de modo a dar-lhes a oportunidade de venderem mais.

Explicou ainda, que esta formalização de pequenos negócios vem numa lógica de organizar toda a cadeia produtiva para que possam conseguir mais rentabilidade e contribuir para a economia local dos seus municípios, e quiçá para a economia nacional.

A formação a ser ministrada pelo engenheiro agrónomo João Baptista Freire Andrade, no Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Cruz (CEFP) terá a componente teórica e prática e culminará com um trabalho de campo numa empresa daquele município da área agrícola e pecuária, onde vão trocar experiências e conhecer todo o processo de organização empresarial de uma empresa com vocação para a agricultura e pecuária.

FM/FP

Inforpress/Fim