Santiago Norte: Calheta de São Miguel acolhe VI Encontro Técnico da Rede Temática Protecção Civil da UCCLA

 

Calheta, 11 Out (Inforpress)- O concelho de São Miguel acolhe a partir de hoje, 11, e até sábado (14), o VI Encontro Técnico da Rede Temática Protecção Civil da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Em nota enviada à Inforpress, os organizadores explicam que os Encontros Técnicos são realizados em data comemorativa do Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, 13 de Outubro, sendo que este Encontro (o 6.º) vem na sequência da realização dos Encontros Técnicos anteriores, realizados em Lisboa, Cidade da Praia e cidade do Huambo, nos quais participaram delegações de diversos municípios portugueses, de Angola, de Cabo Verde, de Moçambique e Macau.

O evento, que terá abertura oficial esta sexta-feira, 13, no salão Nobre, edifício dos Paços do Concelho, terá uma sessão formativa (dias 11 e 12) que visa dar sequência à acção de formação (responsáveis e operacionais dos Serviços de Protecção Civil de Cabo Verde), realizada em 2016, na Cidade da Praia.

Ainda terá uma sessão expositiva (dia 13), na qual serão abordadas questões técnicas, relativas à prevenção e resposta a emergências, a qual inclui apresentações da responsabilidade de diversos oradores e um painel de discussão subsequente.

Os trabalhos arrancam na manhã de hoje (09:30) , em que vão estar no centro das discussões o “Sistema Integrado de Operações, Protecção e Socorro (SIOPS)”, “Base de Dados da Protecção Civil”, “Cheias e Inundações”, “Planeamento, Gestão de Risco e Emergência”.

No segundo dia, 12, dedicado à formação, os trabalhos vão incidir sobre os “Incêndios Florestais: prevenção, comunicação, coordenação e ataque inicial”, ministrado por Pedro Araújo, do Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Cascais, Portugal.

Já no terceiro dia (13) acontece a abertura oficial do Encontro Técnico, que vai contar com intervenções do ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, dos presidentes das câmaras municipais de São Miguel e da Praia, Herménio Fernandes e Óscar Santos, respectivamente, do presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Manuel de Pina e ainda do secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho.

No mesmo dia , está em discussão “A Protecção Civil em Cabo Verde e na Região Norte da Ilha de Santiago” e ainda um painel de discussão sobre o diagnóstico do sector da Protecção Civil em Cabo Verde: necessidades, políticas actuais e perspectivas futuras.

“Organização do Serviço Municipal de Protecção Civil”; “Planeamento e Coordenação de Eventos de Âmbito Municipal”; “Principais Riscos e Prioridades na Organização de um Sistema de Protecção Civil no Concelho de São Miguel”; “Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami”; O Papel das Leis”; “Planos e Projectos Urbanos na Construção da Resiliência para a Cidade da Praia, Cabo Verde” são os temas em discussão e análise no período da tarde.

A cerimónia de encerramento oficial do Encontro Técnico será presidida pelo presidente do SNPCB, na presença do vereador da Câmara Municipal de São Miguel, Daniel Gonçalves, o vereador da CM Praia, António Silva, do Chefe da Equipa Técnica da Rede, Celestino Afonso, e do coordenador da Rede Temática PC, Renato Costa.

Já o dia 14  será dedicado a uma visita guiada de campo/estudo ao Parque Natural da Serra Malagueta.

Ainda serão realizadas actividades paralelas como palestras nas Escolas do Ensino Básico e projecção de filmes diversos e uma exposição de meios e recursos dos Serviços Municipais da Protecção Civil e Bombeiros da Região Norte da ilha de Santiago, desfile de viaturas, feira de Saúde, todas aprazadas para o dia 13 do corrente.

A ilha do Sal recebe, também, uma sessão formativa nos dia 16 e 17 de Outubro, no quadro do apoio da Rede Temática da UCCLA a acções de formação, contemplando bombeiros municipais e os técnicos e agentes da Protecção Civil da ilha, com base num acordo de geminação existente entre a Câmara de Cascais e o Município do Sal.

Subordinado ao tema “Capacitar para melhor servir”, o encontro é realizado em parceria com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (coordenadora do projecto), Cidade da Praia (cidade guia) e o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros e a Câmara Municipal de Calheta São Miguel.

FM/JMV

Inforpress/Fim